ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 23º

Política

Câmara Federal tem posse com desmaio, atraso e adeus a deputados

Oito parlamentares sul-mato-grossenses foram oficialmente empossados

Jéssica Benitez | 01/02/2023 12:02
Deputados foram empossados em Brasília (Foto Câmara dos Deputados)
Deputados foram empossados em Brasília (Foto Câmara dos Deputados)

Tomaram posse na Câmara Federal os 513 deputados eleitos em outubro passado, oito deles sul-mato-grossenses. A cerimônia teve que ser pausada por 11 minutos após o ex-deputado e ex-senador Benedito de Lira, pai do presidente da Casa de Leis, Artur Lira (PP-AL), desmaiar. Ele foi atendido por médicos brigadistas e passa bem.

Além disso, oito empossados já devem deixar as vagas, pois foram nomeados ministros na gestão do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Sessão posterior deve ocorrer para dar posse aos respectivos suplentes.

Na bancada de Mato Grosso do Sul foram reconduzidos os deputados federais Vander Loubet (PT), Dagoberto Nogueira (PSDB), Luis Ovando (PP), Beto Pereira (PSDB) e Geraldo Resende (PSDB). Estreiam em Brasília a ex-vereadora Camila Jara (PT), bem como Marcos Pollon e Rodolfo Nogueira, ambos do PL.

Assim como os colegas, eles fizeram juramento perante os 2.600 convidados para solenidade. No rito era lido, “prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil” e cada parlamentar respondia "assim prometo".

A chamada foi feita nominalmente e por estado. Os deputados cariocas, Talíria Petrone (Psol) e Glauber Braga (Psol) participaram da cerimônia de forma remota. A parlamentar porque está em resguardo devido ao nascimento do filho no início do mês e o colega por questões médicas.

Ministros  - Oito parlamentares deverão se licenciar para exercer cargos no Poder Executivo. São eles as ministras do Meio Ambiente, Marina Silva (Rede-SP); dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara (Psol-SP); e do Turismo, Daniela Carneiro (União-RJ), que usava o nome parlamentar Daniela do Waguinho; e os ministros da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta (PT-RS); da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT-SP); das Comunicações, Juscelino Filho (União-MA); do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT-SP); e do Trabalho, Luiz Marinho (PT-SP).

Presidência - Votação para composição da mesa diretora da Câmara Federal começa às 16h30. Os parlamentares têm até as 13h ara formalizar a criação de blocos. Às 14 h será realizada uma reunião de líderes para a escolha dos cargos da Mesa. (Todos os horários correspondem ao de Brasília).

Nos siga no Google Notícias