ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 31º

Política

Câmara nasceu com 5 vereadores e sessões improvisadas na casa do presidente

Só em 1910, 11 anos depois da emancipação, foi construído o primeiro prédio público

Por Aline dos Santos | 06/10/2024 16:36
Câmara nasceu com 5 vereadores e sessões improvisadas na casa do presidente
Câmara nasceu com 5 vereadores e sessões improvisadas na casa do presidente
Imagem antiga de Campo Grande. (Foto: Reprodução/Sectur)

Com receita de R$ 151 milhões em 2023, a Câmara Municipal de Campo Grande, atualmente com 29 vereadores, teve um começo improvisado e com apenas cinco integrantes.

De acordo com o portal do Poder Legislativo, a primeira legislatura foi entre 1903 e 1905. Os vereadores foram eleitos em 2 de novembro de 1902, mas somente tomaram posse em 23 de janeiro de 1905.

“Sem condições de trabalho, sem prédio próprio e com força mandatária dos comerciantes mais influentes, pouco é realizado”, detalha os registros da Câmara.

Os vereadores se reuniam na casa do presidente Jerônimo José de Sant’Anna. Só em 1910, 11 anos depois da emancipação, foi construído o primeiro prédio público de Campo Grande. A primeira legislatura foi composta por Jerônimo José de Sant’Anna (presidente), João Corrêa Leite (vice-presidente), Manoel Ignácio de Souza, João Antunes da Silva e José Vieira Damas.

“Um dos destaques desse período é a apresentação do Código de Posturas Municipal, onde se destaca a preocupação em coibir a violência na cidade e arredores. A maioria das mortes no período era classificada como “doença da terra – calibre 44”. Os crimes ficavam impunes, reinando a lei do “revólver na cintura”. Outro projeto que chama a atenção é o que proibia manifestações afro-brasileiras, mostra o arquivo do Poder Legislativo.

Após ser vereador, Manoel Ignácio de Souza foi prefeito de Campo Grande entre 1º de janeiro de 1904 e 1º de janeiro de 1909, constituindo-se a primeira administração mais duradoura e estável.

A Câmara Municipal já teve como sede o prédio no cruzamento das avenidas Afonso Pena com a Calógeras. O Poder Legislativo também já funcionou em prédio anexo ao atual Paço Municipal, na Avenida Afonso Pena. Atualmente, fica na Avenida Ricardo Brandão, 1.600, Jatiuca Park.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias