ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 27º

Política

Candidatos no 2º turno só podem ser presos em flagrante a partir deste sábado

Proteção estará em vigor até 29 de outubro, data limite para o encerramento do pleito

Por Mylena Fraiha | 12/10/2024 16:38
Urna eletrônica utilizada para computar votos durantes as eleições (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Urna eletrônica utilizada para computar votos durantes as eleições (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

A partir deste sábado (12), nenhum candidato ou candidata que dispute o 2º turno das eleições municipais de 2024 para o cargo de prefeito poderá ser detido ou preso, salvo em caso de flagrante delito. A proteção estará em vigor até o dia 29 de outubro, data limite para o encerramento do pleito.

A medida, prevista no Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), visa garantir que o direito político dos eleitores e candidatos, tanto de votar quanto de ser votado, não seja prejudicado. O objetivo da norma é assegurar que a campanha eleitoral transcorra sem interferências que possam desequilibrar a disputa entre os concorrentes.

Caso um candidato ou uma candidata seja preso durante o período eleitoral, ele será imediatamente conduzido ao juiz competente. O juiz, por sua vez, verificará a legalidade da detenção e, caso identifique qualquer irregularidade, poderá “relaxar” a prisão e responsabilizar o responsável pela coação indevida.

Em 51 municípios brasileiros com mais de 200 mil eleitores, haverá 2º turno para a prefeitura no dia 27 de outubro. A nova etapa de votação ocorre quando nenhum dos candidatos obtém mais da metade dos votos válidos no 1º turno. Nesse cenário, as duas candidaturas mais votadas seguem para o segundo turno, garantindo uma nova chance de escolha à população.

Dentre os 51 municípios que terão segundo turno, 15 são capitais. Campo Grande é uma das cidades que terão a disputa no 2º turno. A atual prefeita Adriane Lopes (PP) enfrentará a candidata Rose Modesto (União), enquanto os vices são Camilla Nascimento (Avante) e Roberto Oshiro (União), respectivamente.

A votação para o 2º turno ocorrerá no dia 27 de outubro, em horário único, das 7h às 16h, em todo o território nacional, no horário de MS.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias