ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SÁBADO  12    CAMPO GRANDE 29º

Política

Candidatos no 2º turno só podem ser presos em flagrante a partir deste sábado

Proteção estará em vigor até 29 de outubro, data limite para o encerramento do pleito

Por Mylena Fraiha | 12/10/2024 16:38
Urna elerônica utilizada para computar votos durantes as eleições (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Urna elerônica utilizada para computar votos durantes as eleições (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

A partir deste sábado (12), nenhum candidato ou candidata que dispute o 2º turno das Eleições Municipais de 2024 para o cargo de prefeito poderá ser detido ou preso, salvo em caso de flagrante delito. A proteção estará em vigor até o dia 29 de outubro, data limite para o encerramento do pleito.

A medida, prevista no Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), visa garantir que o direito político dos eleitores e candidatos, tanto de votar quanto de ser votado, não seja prejudicado. O objetivo da norma é assegurar que a campanha eleitoral transcorra sem interferências que possam desequilibrar a disputa entre os concorrentes.

Caso um candidato ou uma candidata seja preso durante o período eleitoral, ele será imediatamente conduzido ao juiz competente. O juiz, por sua vez, verificará a legalidade da detenção e, caso identifique qualquer irregularidade, poderá “relaxar” a prisão e responsabilizar o responsável pela coação indevida.

Em 51 municípios brasileiros com mais de 200 mil eleitores, haverá 2º turno para a prefeitura no dia 27 de outubro. A nova etapa de votação ocorre quando nenhum dos candidatos obtém mais da metade dos votos válidos no 1º turno. Nesse cenário, as duas candidaturas mais votadas seguem para o segundo turno, garantindo uma nova chance de escolha à população.

Dentre os 51 municípios que terão segundo turno, 15 são capitais. Campo Grande é uma das cidades que terão a disputa no 2º turno. A atual prefeita Adriane Lopes (PP) enfrentará a candidata Rose Modesto (União), enquanto os vices são Camilla Nascimento (Avante) e Roberto Oshiro (União), respectivamente.

A votação para o 2º turno ocorrerá no dia 27 de outubro, em horário único, das 7h às 16h, em todo o território nacional, no horário de MS.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias