ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  04    CAMPO GRANDE 28º

Política

Com “pauta cheia”, vereadores aprovam ampliação de promoções da guarda

Ordem do dia contou com projetos do Executivo, títulos de visitante e os famosos “projetos de calendário”

Jhefferson Gamarra | 15/03/2022 13:23
Vereadores de Campo Grande em plenário durante sessão ordinária. (Foto: Divulgação/CMCG)
Vereadores de Campo Grande em plenário durante sessão ordinária. (Foto: Divulgação/CMCG)

Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (15), na Câmara Municipal de Campo Grande, vereadores analisaram 16 projetos, sendo dois deles de autoria do Executivo, que amplia o percentual de vagas para promoções de guardas municipais e limita os cargos para servidores comissionados.

Projeto de Lei Complementar 798/22 do Executivo, modifica a Lei 358/19, que trata da carreira, organização, plano de cargos e sistema remuneratório, regime de trabalho e direitos da Guarda Civil Metropolitana, permitindo ampliar as promoções dos servidores da segurança municipal.

A nova redação altera os percentuais de servidores em cada classe, garantindo que mais guardas civis metropolitanos possam avançar na carreira. A proposta prevê a estruturação em oito classes hierárquicas, com o total de cargos efetivos. Com a mudança proporcionada por este novo projeto, o percentual na segunda classe, por exemplo, passa de 20% do efetivo para 45%, seguindo com essas mudanças percentuais em cada classe. A Classe Especial, última da carreira, passa de 2% para 6%.

De acordo com o Executivo, a mudança não prevê impacto orçamentário nos próximos dois anos. Além disso, foram levados em consideração que a categorias da guarda já contava com mais de dez anos de carreira sem qualquer tipo de promoção.

Também de autoria da prefeitura, os parlamentares aprovaram o projeto 10.496/22, do que muda o anexo único da Lei 6.774, de fevereiro de 2022 e limita cargos em comissão, destinados às atribuições de direção, chefia e assessoramento. A mudança não prevê a criação de novos cargos, mas faz constar a tabela correta dos cargos de provimento em comissão.

Outros 14 projetos de autoria de vereadores também foram analisados em primeira e segunda discussão em plenário. São eles:  O projeto de Lei 10.535/22, de autoria da vereadora Camila Jara, que o Dia de Enfretamento à Violência Política de Gênero; projeto 10.504/22, de autoria do vereador Valdir Gomes, que reestabelece de "Rua São Marcos" a denominação do trecho compreendido entre a Avenida Bandeirantes e Avenida Laudelino Barcelos, na Vila Jacy, que anteriormente foi nomeada de Idiran Santos Fernandes “Mineiro”; projeto10.531, do vereador Sandro Benites, que institui o Dia Municipal de Conscientização e Proteção ao Ciclista.

Ainda foram aprovados Projetos de Decreto Legislativo, concedendo título de visitante ilustre para o historiador Leandro Karnal e ao professor e pesquisador em Administração e Negócios Mauro Kreus, as honrarias foram propostas pelo vereador William Maksoud.

Outros dois projetos concedendo título de visitante ilustre foram aprovados. As propostas são do vereador Clodoilson Pires, garantindo o titulo ao Pastor Luiz Felippe Valadão de Azevedo e ao Pastor Marcelo Carrasco Toschi.

De autoria do vereador Clodoilson Pires, foi aprovado o projeto 10.517/22 que declarada de Utilidade Pública Municipal o Instituto Ajude Ajudar, que desempenha o trabalho assistencial para o auxílio de crianças e suas famílias.

Seis projetos foram aprovados em segunda discussão sendo dois de autoria do vereador Epaminondas Vicente Neto que autoriza o a prefeitura a criar o corredor no bairro Jardim Itamaracá e o projeto que estimula a logística reversa de resíduos sólidos através da criação de unidades privadas de gerenciamento.

Também foi aprovado outros “projetos de calendário”, um deles de autoria do vereador Otávio Trad, que institui o Dia Municipal das Pessoas com Altas Habilidades ou Superdotação; projeto de autoria do Ademir Santana que cria o Dia Municipal do Flashback, Passinho, DJs, Promoters; projeto de lei de autoria do vereador Junior Coringa, instituindo a Semana Municipal do Hip Hop e o Dia Municipal do Hip Hop. Além da proposta do vereador Loester Nunes, que institui o Programa Municipal de Qualificação Profissional em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias