Comparecimento de eleitores com deficiência cresceu 30% nestas eleições
Em Mato Grosso do Sul são mais de 16 mil pessoas
A participação de eleitores com deficiência cresceu 30% este ano em comparação as eleições gerais de 2018, segundo informou o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) na manhã deste sábado (3), Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Ao todo foram 1,2 milhão em todo o Brasil, sendo 16.741 em Mato Grosso do Sul.
Dados da Justiça Eleitoral revelam que, no estado, são 6.888 eleitores com deficiência de locomoção, 3.086 com deficiência visual, 2.129 com deficiência auditiva e 390 têm dificuldade para exercício do voto, além de 6.405 com outras deficiências.
Ainda de acordo com a Corte, No momento da votação, ainda que não tenha solicitado com antecedência para votar em seção com acessibilidade, a eleitora ou o eleitor pode informar aos mesários sobre quaisquer limitações, a fim de que sejam providenciadas soluções adequadas no momento.
Eleitoras e eleitores com deficiência têm o direito de contar com a ajuda de uma pessoa de confiança, a qual, com a devida autorização do presidente da mesa receptora de votos, poderá acompanhá-lo até a urna.
Em situações imprescindíveis, e desde que não esteja a serviço da Justiça Eleitoral, de partido político ou coligação, o acompanhante pode ingressar na cabina de votação e até mesmo digitar os números na urna, dependendo do caso.