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Política

Convenções dão a Reinaldo quase metade do tempo de rádio e TV

Projeções indicam que campanha tucana terá mais de 40% do tempo em cada bloco de 10 minutos; Psol fica com cerca de 7 segundos

Humberto Marques | 06/08/2018 16:37
Convenção do PSDB que sacramentou aliança entre 14 partidos; chapa dará o maior tempo de rádio e TV a Reinaldo. (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)
Convenção do PSDB que sacramentou aliança entre 14 partidos; chapa dará o maior tempo de rádio e TV a Reinaldo. (Foto: Fernando Antunes/Arquivo)

Além de conseguir a maior coligação em torno do projeto à reeleição de Reinaldo Azambuja, o PSDB ainda reuniu para si e os aliados quase metade do tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão. Os números oficiais serão oficializados pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) até o fim desta semana, porém, projeções realizadas com base no tamanho das bancadas na Câmara dos Deputados por analistas do banco BTG Pactual, a pedido da imprensa nacional, permitem ilustrar como deve ficar a distribuição de tempo.

O tempo de cada partido é definido a partir de dois critérios: 10% é partilhado igualmente entre todas as agremiações que disputam as eleições; ao passo que os 90% restantes são partilhados conforme o resultado da eleição anterior para a Câmara Federal.

Este tempo também é dividido de formas diferentes em relação ao cargo em disputa. Nas eleições majoritárias (Presidência da República, governos estaduais e Senado), ele é rateado a partir da soma do número de representantes dos seis maiores partidos políticos da coligação. Nas proporcionais, é a soma de todos os partidos da chapa.

A propaganda eleitoral gratuita ocupará dois blocos diários nas grades de programação, totalizando 25 minutos, além de 70 minutos diários diluídos na programação, das 5h às 24h, em blocos de 30 a 60 segundos, “a critério do respectivo partido político ou coligação”.

Convenções dão a Reinaldo quase metade do tempo de rádio e TV

Projeção – A propaganda eleitoral gratuita para governo do Estado, Senado e Assembleia Legislativa vai ao ar às segundas, quartas e sexta-feiras. Os candidatos a governador terão 10 minutos em cada bloco –igual tempo dos concorrentes a deputado estadual, ao passo que os pleiteantes ao Senado partilharão 5 minutos.

Dos 10 minutos para propaganda ao governo, a coligação de Reinaldo Azambuja deve ter 4 minutos e 22 segundos aproximadamente, o equivalente a 43,7% do tempo –graças às bancadas do PSDB, PP, PSD, PSB, PTB e DEM, que estão entre as maiores da Câmara.

PPS, Pros, SD, PMB, Patri, Avante, PSL e PMN também integram a chapa tucana e, embora juntos tenham peso consideráveis no tempo de rádio e TV, tal influência só aparece na propaganda proporcional.

O segundo maior tempo caberá a Simone Tebet (MDB), com 26,4% do tempo diário ou por volta de 2min38s. Além do MDB, segunda maior bancada da Câmara, ajudaram na formação do tempo o PR, sétima bancada do parlamento, e o PSC (13ª). PTC, PHS, PRTB, DC e PRP completam a chapa.

Em 2014, o PT elegeu a maior bancada da Câmara dos Deputados, sendo assim o partido com maior tempo proporcional na propaganda eleitoral gratuita. Em Mato Grosso do Sul, o partido disputará a eleição em chapa pura, tendo direito a 1min23 do tempo de rádio e TV para a campanha ao governo de Humberto Amaducci.

Simone terá cerca de 2 minutos e 40 segundos na propaganda, o segundo maior tempo. (Foto: Marina Pacheco/Arquivo)
Simone terá cerca de 2 minutos e 40 segundos na propaganda, o segundo maior tempo. (Foto: Marina Pacheco/Arquivo)

Os petistas terão alguns segundos a mais que Odilon de Oliveira (PDT), cuja distribuição de tempo nesses critérios lhe direciona cerca de um minuto por bloco. PRB e PDT, com bancadas equivalentes, foram os principais contribuintes no tempo da chapa (que ainda tem o Podemos).

A coligação entre PV, Rede e PC do B vai conferir a Marcelo Bluma 27 segundos, aproximadamente, de tempo de rádio e TV para expor suas ideias. O tempo é superior apenas ao do Psol, que, pelas regras, terá cerca de 7 segundos para que o advogado João Alfredo exponha suas ideias.

Dias – A propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV será mais curta em 2018: com início em 31 de agosto, termina em 4 de outubro. Serão, assim, 35 dias de veiculação na programação das emissoras, em horários já definidos e nas inserções diárias.

Nos blocos, a propaganda para governador vai ao ar às segundas, quartas e sextas-feiras, das 6h16 às 6h25 e das 11h16 às 11h25 no rádio; e das 12h16 às 12h25 e das 19h46 às 19h55 na TV.

Nos mesmos dias, a propaganda para senador abre o horário eleitoral (ds 6h ás 6h07 e das 11h às 11h07 no rádio; e das 12h às 12h07 e das 19h30 às 19h37 na televisão), com as campanhas dos candidatos a deputado estadual na sequências (6h07 às 6h16 e 11h07 a 11h16 no rádio; 12h07 às 12h16 e das 19h37 às 19h46 na TV).

A campanha presidencial vai ao ar às terças, quintas e sábados, das 6h às 6h12min30 e das 11h às 11h12m30 no rádio; e das 12h às 12h12m30 e das 19h30 às 19h42h30 na televisão; sendo sucedida pela propaganda dos candidatos a deputado federal (6h12m30 às 6h25 e 11h12m30 às 11h25 no rádio e 12h12min30 às 12h25 e das 19h42m30 às 19h55 na TV).

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