Datafolha mostra leve oscilação nas intenções de votos para presidente
Lula caiu de 48% para 47%, mas está 19 pontos percentuais na frente de Bolsonaro
Pesquisa divulgada hoje pelo Instituto Datafolha indica leve queda do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em relação a Jair Bolsonaro (PL). Enquanto o atual presidente subiu 1 ponto percentual, Lula caiu 1 ponto em comparação ao levantamento realizado e maio.
Mesmo assim, Lula segue com larga vantagem, de 19 pontos percentuais sobre Bolsonaro. O petista tem 47% de preferência na pesquisa estimulada, contra 28% de Bolsonaro.
Em terceira posição está Ciro Gomes (PDT). Segundo o Datafolha, o cearense teve a mesma oscilação na pesquisa, subindo de 7% para 8%. O restante dos pré-candidatos à presidência está empatado tecnicamente.
A sul-mato-grossense Simone Tebet (MDB) piorou, conforme o levantamento. Tinha 2% em maio e agora aparece com apenas 1% da preferência dos eleitores.
Outros 7% disseram que vão anular ou votar em branco e 4% não sabem quem escolher.
Já em relação aos votos, Lula aparece com 53% e Bolsonaro 32%, o que significaria vitória do petista no 1º turno.
A pesquisa contratada pelo jornal Folha de São Paulo foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob número 09088/2022. O Datafolha passou por 181 cidades brasileira, ouvindo 2.556 eleitores entre os dias 22 e 23 de junho. A margem de erro é de dois pontos para mais ou menos.