ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  23    CAMPO GRANDE 25º

Política

De olho no risco de cassação, Bernal decide nomear mais dois secretários

Zemil Rocha e Lidiane Kober | 25/10/2013 17:14
De olho no risco de cassação, Bernal decide nomear mais dois secretários
Bernal anuncia secretários da Juventude e da Mulher na semana que vem (Foto: Marcos Ermínio)

O prefeito Alcides Bernal (PP) anunciou nesta sexta-feira, em entrevista coletiva, que vai anunciar na semana que vem os nomes dos secretários da Juventude e da Mulher, duas pastas criadas há mais de quatro meses. “Semana que vem vou dar nomes dos secretários”, informou Bernal, ao ser indagado pelos jornalistas sobre as duas secretarias. A decisão se enquadra na tentativa de aumentar apoio político e impedir a cassação de seu mandato.

A criação de falsas expectativas quanto a pelo menos uma dessas pastas, a da Juventude, contribuiu para que Bernal perdesse aliados na Câmara de Campo Grande. Bernal chegou a chamar o vereador Waldecy Chocolate (PP) e discutir a possibilidade de nomeá-lo para a pasta, mas acabou mudando de ideia e deixando o correligionário magoado.

Há pouco mais de uma semana, no dia 15 de outubro, um dos 21 votos a favor da instalação da Comissão Processante na Câmara, que pode levar à cassação do seu mandato, foi do vereador Chocolate. A base de apoio a Bernal que chegou a ter 10 vereadores ficou reduzida a oito integrantes.

Com a decisão de nomear novos secretários municipais, Bernal pode conseguir atrair mais partidos aliados ou pelo menos deixar de perder e, com isso, preservar e aumentar sua base política na Câmara, na luta para impedir a cassação. Ele precisa do apoio de pelo menos 10 vereadores para barrar a cassação de seu mandato.

No dia 30 de agosto, mais de dois meses após a aprovação da Lei nº 5.193, de 20 de junho de 2013, que criou as secretarias municipais da Juventude e da Mulher, Bernal baixou dois decretos municipais estabelecendo a estrutura básica das duas novas pastas. A pasta destinada a atender às mulheres tem nove cargos comissionados, um a mais do que a que se dedicará aos jovens. Os conselhos municipais da Mulher e da Juventude passam a ser vinculados a cada secretaria respectiva, como órgãos colegiados.

Nos siga no Google Notícias