Delcídio propõe audiência pública entre produtores, frigoríficos e Cade
Durante reunião da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado realizada hoje (15) em Brasília, o parlamentar sul-mato-grossense Delcídio do Amaral (PT) propôs a realização de audiência pública conjunta com a Comissão de Agricultura para debater a concentração das atividades de abate e comercialização da carne em poucas empresas.
O requerimento faz parte das ações previstas pelo movimento surgido no Mato Grosso do Sul contra a concentração de mercado exercida por poucas empresas frigoríficas no Estado e em outras regiões do Brasil.
Na audiência pública, há a intenção de reunir representantes dos frigoríficos Marfrig e JBS, do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), além de produtores de todos os segmentos diretamente envolvidos na cadeia da carne.
Ontem (14), representantes de entidades nacionais de classe e produtores de vários estados brasileiros participaram em Campo Grande, de um debate sobre o monopólio do setor de frigoríficos no Brasil, principalmente no Mato Grosso do Sul.
O movimento é encabeçado pelo presidente da Acrissul, Francisco Maia, e pelos senadores Waldemir Moka (PMDB) e Delcídio do Amaral (PT). O encontro foi realizado no Tatersal de Elite da Acrissul.