Deputado solicita desconto de até 70% no IPVA para veículos elétricos em MS
Durante sessão legislativa, Roberto Hashioka também encaminhou pedido ao DNIT para restauração da BR-267
Na primeira sessão ordinária de 2025 realizada nesta quarta-feira (5), o deputado estadual Roberto Hashioka (União) apresentou duas indicações na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul), ambas voltadas para melhorias ambientais e de infraestrutura no estado. Em uma delas, o parlamentar solicitou a adoção de desconto de até 70% no IPVA para veículos elétricos, enquanto na outra reivindicou obras de restauração na BR-267, no trecho próximo à Nova Alvorada do Sul.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O deputado estadual Roberto Hashioka propôs na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul um desconto de até 70% no IPVA para veículos elétricos, visando incentivar o uso de energia limpa e reduzir emissões de gases poluentes. A proposta foi encaminhada ao secretário de Fazenda do estado. Além disso, Hashioka solicitou ao DNIT a restauração da BR-267, próximo a Nova Alvorada do Sul, devido a danos na rodovia que comprometem a segurança dos motoristas. A iniciativa busca alinhar o estado às práticas sustentáveis e atender reivindicações locais por melhorias na infraestrutura.
De acordo com o parlamentar, a proposta de redução do IPVA tem como objetivo incentivar o uso de veículos elétricos, contribuindo para a preservação ambiental e para a redução da emissão de gases de efeito estufa. O pedido foi encaminhado ao secretário estadual de Fazenda, Flávio César Mendes de Oliveira. Com base na legislação estadual, que permite o poder Executivo reduzir em até 70% o tributo devido pelo proprietário de veículo com motor acionado a eletricidade ou a gás.
Hashioka destacou que 12 estados brasileiros já adotam políticas fiscais para fomentar a eletrificação da frota veicular e defendeu que Mato Grosso do Sul siga a mesma linha. “Esse incentivo fiscal poderá se transformar em um mecanismo para impulsionar o mercado de veículos movidos à energia limpa, reduzindo os impactos ambientais e alinhando Mato Grosso do Sul às melhores práticas internacionais de incentivo à inovação e à sustentabilidade”, destacou.
Já a indicação para a restauração da BR-267 foi encaminhada ao superintendente regional do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Euro Nunes Varanis Junior. A solicitação atende a reivindicações de moradores da região de Nova Alvorada do Sul, que relataram problemas estruturais na rodovia, mesmo após recente restauração da malha asfáltica.
Segundo o deputado, devido ao intenso tráfego de veículos pesados, surgiram danos como trincas e irregularidades no asfalto, os chamados “borrachudos”, principalmente em curvas e locais de grande movimentação, colocando em risco os motoristas que trafegam pelo trecho.