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Política

Deputados pedem boas condições aos alunos que vão mudar de escola

Parlamentar fizeram estes pedidos durante reunião com a secretária estadual de Educação, Maria Cecília Amêndola

Leonardo Rocha | 27/11/2019 13:32
Secretária Maria Cecília Amêndola em reunião com os deputados estaduais (Foto: Assessoria/ALMS)
Secretária Maria Cecília Amêndola em reunião com os deputados estaduais (Foto: Assessoria/ALMS)

Os deputados requisitaram boas condições e estrutura adequada para atender os alunos que vão mudar de escola, a partir de 2020. Entre os pedidos constam linhas de ônibus disponíveis e vagas em unidades (escolares) próximas. Estas demandas foram repassadas à secretária estadual de educação, Maria Cecília Amêndola, durante reunião na Assembleia.

O líder do Governo, o deputado José Carlos Barbosa (DEM), disse que se trata de uma "reorganização" das escolas e o objetivo do encontro foi esclarecer as dúvidas sobre as mudanças que serão estabelecidas. Para Rinaldo Modesto (PSDB) foi uma decisão da gestão estadual e cabe agora apenas atender os alunos, com as vagas e estrutura disponível.

Maria Cecília disse que a intenção é "otimizar" os recursos da pasta, para que haja mais investimentos em escolas de tempo “Em nenhum lugar tem unanimidade, mas a maioria (deputados) entendeu nossos argumentos, nós queríamos vir aqui (Assembleia) antes para explicarmos".

Motivos – A secretaria disse que as mudanças em 15 escolas estaduais, não serão feitas para trazer “economia aos cofres” e sim para organizar melhor o setor, dando ênfase ao novo modelo de ensino médio, com foco nas escolas integrais. “De 2015 até agora houve uma redução de 16 mil alunos, se compararmos a 2010, já se diminuiu 52 mil”.

Para a gestora, se fosse em proporção, poderia se reduzir até 72 escolas, com a diminuição dos alunos, mais que o número foi bem menor. “Se eu posso juntar duas ou três escolas em uma, porque não fazer? Prefiro menos escolas, estando mais equipadas, do que ter mais unidades”, justificou.

Ela ponderou que destas 15 escolas, cinco serão fechadas e as outras serão repassadas aos municípios. “Temos que focar na qualidade das escolas e não quantidade, até porque temos a meta de chegar a 60% de escolas em tempo integral até 2024”.

Sobre a Escola Carlos Henrique Schrader, que tem quase metade dos alunos indígenas e da zona rural, a secretária confirmou que será fechada e que os estudantes poderão seguir para a Escola Hércules Maymone. Ainda revelou que neste local vai funcionar a Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul).

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