Deputados tomam posse dia 1º, e sessão solene com Riedel será no dia seguinte
Eleição da Mesa Diretora ocorre sem a presença do governador, Eduardo Riedel
Posse dos deputados estaduais de Mato Grosso do Sul e a eleição da Mesa Diretora ocorre no dia 1º de fevereiro, próxima quarta-feira, sem a presença do governador Eduardo Riedel (PSDB). Entretanto, no dia seguinte, ele participa da sessão solene para abertura dos trabalhos legislativos.
Assim, a posse dos parlamentares que irão compor a 12ª Legislatura será a partir das 9h, no Plenário Deputado Júlio Maia, no Palácio Guaicurus, em Campo Grande.
Contudo, os deputados diplomados se reunirão na sede da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) em sessão preparatória, independentemente de convocação, para a solenidade e também para a eleição da nova Mesa Diretora, que dirigirá os trabalhos nas duas Sessões Legislativas deste ano e de 2024.
Segundo o regimento interno, os diplomas serão recolhidos e será tomado o compromisso legal de todos os deputados.
Depois, a eleição da Mesa Diretora será feita por votação nominal e aberta, à chapa ou a candidatos individuais, que devem ser registrados até o início da sessão.
Um mesmo deputado poderá figurar em mais de uma chapa apresentada, ou de forma individual ou avulsa, desde que esteja concorrendo ao mesmo cargo eletivo.
Sessão solene - Já no dia 2 de fevereiro, às 9h, também na Alems, será realizada a sessão solene de instalação da 1ª Sessão Legislativa, com a presença de Riedel.
Haverá o hasteamento das bandeiras e a leitura da mensagem do Poder Executivo aos demais Poderes e ao povo, pelo novo governador.