Ex-senador anda feliz da vida com rotina de fazendeiro
Encanto pela pecuária - Afastado da política, o ex-senador Pedro Chaves postou, como de costume, uma foto ao lado da esposa, Reni, e ao fundo, as cabeças de gado que têm feito a felicidade do homem que começou como professor. Na legenda, escreveu que o trabalho na fazenda faz parte da rotina e que se encantou pela pecuária. “Minha esposa Reni tem sido uma grande companheira nesse empreendimento”.
Um voto - O deputado estadual Lídio Lopes (Patriota) tenta, no finalzinho do segundo tempo, tirar o atraso e angariar votos para presidência da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). Chegou das férias na praia e tem poucas chances de emplacar um gol contra os concorrentes que só falam disso nos últimos dias. “Mas um voto eu sei que tenho, o meu”.
Interino - O secretário adjunto da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), Enéas José de Carvalho Netto, irá assumir interinamente a pasta entre os dias 25 e 29 de janeiro. O titular dele, Domingos Sahib Neto, teve que se ausentar para ir até Brasília (DF) se desvincular do Conselho Federal de Engenharia. “Para não parar o andamento dos trabalhos, substituí ele nestes dias”, explicou.
Em ação - O deputado estadual eleito Pedro Pedrossian Neto (PSD) foi o único parlamentar a ir a Brasília (DF) na comitiva do governador Eduardo Riedel (PSDB). Nas redes sociais ele postou a reunião que teve com o senador Nelsinho Trad (PSD) e o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo.
Saga da Santa Casa - “Entre outras pautas, levamos ao secretário o problema do financiamento da Santa Casa. A ideia é buscar a criação de uma medida, em caráter nacional, que permita renegociar as dívidas das Santas Casas e dos hospitais filantrópicos, com juros mais baratos e alongar os prazos. Isso reorganizaria a vida financeira da instituição, permitindo ao hospital melhorar a prestação de serviços à população”.
Mal-acostumados - O governador Eduardo Riedel (PSDB) já sofre com a expectativa dos servidores estaduais que estão mal-acostumados com o pagamento do salário antes do quinto dia útil. O ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) costumava divulgar com antecedência a data de depósito dos vencimentos do funcionalismo. Com a antecipação da folha de janeiro, em dezembro, todo mundo espera que o novo chefe do Executivo faça o mesmo.
Olavista - O desembargador Sérgio Fernandes Martins assume a presidência do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) em fevereiro e já é conhecido por defender pautas políticas polêmicas. Ele ganhou repercussão nacional após criticar o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e anunciar ser seguidor do filósofo Olavo de Carvalho.
Ativista - Ativo nas redes sociais, o futuro presidente do TJMS costuma replicar conteúdos do ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) e as demais publicações dos filhos dele. O magistrado também já retuitou mensagem de uma mulher que comemorava decisão da Justiça Federal por ter liberado funcionários públicos para ir trabalhar, mesmo sem ter sido imunizado contra a covid-19.
Troca-Troca - A Segurança Pública ainda está reordenando os cargos das delegacias de Campo Grande. A nova dança das cadeiras transfere o titular da Defurv, Carlos Eduardo Trevelin Millan, para a delegacia dos crimes de trânsito. O titular dela, Fábio Anderson Ribeiro Sampaio, vai assumir crimes ambientais e contra turistas. A Defurv vai ser comandada pelo atual titular da Segunda Delegacia, Ricardo Meirelles Bernardinelli, que, por sua vez, será comandada por delegado, Rodrigo Guiraldelli Yassaka, que estava lotado na Delegacia Geral.
Timão – Mais uma prata da casa se destaca em Brasília. Desta vez a sul-mato-grossense Simone Eloy Terena foi escolhida para assessorar a bancada do cocar na Câmara dos Deputados. Ela fará parte do mandato da deputada federal Célia Xakriabá, do Psol mineiro.
Currículo de peso - Mulher indígena do povo terena, ela é bacharel em ciências jurídicas, mestre e doutora em antropologia social. Também foi assessora de política indigenista do Psol na Casa de Leis. No currículo carrega, ainda, bagagem como antropóloga no Distrito Sanitário de Saúde Indígena Kayapó e é docente da Unafro (Universidade Livre de Sociologia e Comunicação Afro-Brasileira).