ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 27º

Política

Eduardo Riedel tem consultado Reinaldo Azambuja sobre nomes para governo

Encontro aconteceu na noite de domingo, a pedido do governador eleito que chamou para conversar em casa

Gabriela Couto | 21/11/2022 12:01
Eduardo Riedel tem consultado Reinaldo Azambuja sobre nomes para governo
Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) durante entrevista nesta segunda-feira (21). (Chico Ribeiro)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) revelou que tem se reunido com o governador eleito, Eduardo Riedel (PSDB), para trocar informações. “Lógico que ele tem me consultado. Ontem à noite ele me chamou na casa dele, para trocar algumas informações e discutir alguns nomes que após 16 de dezembro ele gostaria de anunciar”, contou Azambuja durante evento na Assembleia Legislativa.

Ele acrescentou que a experiência de 26 anos de vida pública é um dos motivos que levam a crer que Eduardo Riedel tem pedido o aconselhamento do governador. “Eu dei algumas sugestões, mas a decisão é do governador. O bom que temos uma ótima sintonia para poder discutir quem vai estar trabalhando a partir do dia 1 de janeiro pelo Mato Grosso do Sul”.

Questionado sobre os nomes que foram cotados na conversa entre os dois, Azambuja foi enfático. “Não sugeri nenhum. Quem me perguntou foi o governador. Trocamos informações de algumas pessoas para compor o secretariado. Fui muito claro com o Eduardo que a decisão é dele. Não do governador que tá saindo. E sim do que está entrando”, reforçou.

Para o governador, cargos fazem parte de uma decisão do sucessor eleito. “Quando ganhei em 2014 tive liberdade de montar o governo e montamos de forma técnico, claro que alguns convivem com a política, mas tecnicamente fizemos assim para fazer valer o plano de governo e as aplicações e compromissos que fizemos com a população. Com Eduardo não vai ser diferente. Não tenho exigência nenhuma. E é muito bom eleger sucessor com o perfil do Eduardo Riedel que é técnico, que conhece Mato Grosso do Sul, sabe das necessidades, ajudou a construir esse momento de crescimento”.

Eduardo Riedel tem consultado Reinaldo Azambuja sobre nomes para governo
Governador Reinaldo Azambuja ao lado do presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa (PSDB). (Foto: Chico Ribeiro)

Decisão - Também foi confirmado que a transmissão de cargo entre Reinaldo e Eduardo será feita na Assembleia Legislativa, no dia 1º de janeiro. “Disse pra ele que fizemos conjuntamente a importância que vamos fazer tudo aqui na Assembleia a transmissão de cargo. Em respeito a Assembleia que nos deu tanto prazer nesses oito anos”.

Depois disso, Reinaldo disso que ficará à disposição de Eduardo para ajudar a qualquer momento. “Eu disse pra ele, a partir de janeiro você sabe onde me encontrar. Quando precisar de alguma sugestão estarei à disposição. Acabaram de me mandar pescar de novo, mas quando ele chamar eu vou estar pronto para ajudar o Estado”.

 Mesa Diretora -  Segundo Reinaldo Azambuja a escolha da Mesa Diretora do próximo ano não passa pelo Executivo, pois é uma escolha da Casa de Leis. “Você não faz um governo unitário, para um governo só. Democracia é uma junção de forças de pensamentos, em defesa daquilo que a população brasileira preconiza, que é o respeito, liberdade, liberdade de expressão”, ressaltou.

O governador relembrou que nos primeiros quatro anos houve o comando de um presidente da Mesa de outro partido, sem ser o PSDB. Na época Júnior Mochi (MDB) comandou o Legislativo por quatro anos. “Tivemos uma excelente relação com a Assembleia nesse período. Então o presidente não precisa ser necessariamente do PSDB. Claro que sendo maior bancada, tem força para discutir os espaços”.

Para ele os pares são 24 e não é o apoio do governador que elege o presidente, é do colegiado. “O governo não tem que fazer escolhas por ninguém. Tem que ver quem do grupo político tem melhores condições. Eles vão saber melhor escolher o que for melhor para Casa”.

Nos siga no Google Notícias