ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Política

Em Palmas, Reinaldo assina protocolo de segurança nas fronteiras

Priscilla Peres | 03/06/2016 18:20
Governadores se reuniram hoje, no Tocantins. (Fotos: Chico Ribeiro/Notícias MS)
Governadores se reuniram hoje, no Tocantins. (Fotos: Chico Ribeiro/Notícias MS)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) participou nesta sexta-feira (03) do III Fórum de Governadores, em Palmas, Tocantins. O encontro resultou na assinatura de um protocolo de intenções para criar um sistema integrado de segurança nas fronteiras.

Durante o evento, Reinaldo disse que o "Brasil abandonou suas fronteira" ao ressaltar que o Estado possui 1,4 mil km de fronteira, metade dela seca. “A maior contribuição será o compartilhamento das forças de inteligência no combate ao narcotráfico”, disse.

Ele lembrou ainda, que Bolívia e Paraguai, países fronteiriços com o Estado, são os maiores produtores de cocaína e maconha da América do Sul e abastecem por meio da fronteira os demais estados brasileiros. “Estamos discutindo a segurança pública integrada com o olhar para as fronteiras porque precisamos ter uma barreira nessas regiões”, afirmou.

Participaram os governadores Rodrigo Rollemberg (DF), Confúcio Moura (RO), Marcelo Miranda (TO) e Marconi Perillo (GO), na discussão de ações para o desenvolvimento dos estados que compõem o bloco. Eles também falaram sobre a renegociação da dívida com a União e a retomada do crescimento do país.

O Fórum contou também a participação do secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), Eduardo Riedel, e do secretário adjunto da secretaria, Jader Afonso, e teve entre suas deliberações a apresentação do Plano de Educação Integral para o Brasil Central.

A proposta tem objetivo de mudar a realidade expressa em dados como o percentual de ingresso de jovens brasileiros na universidade, que não passa de 25%, sendo que os outros 75% param no ensino médio, uma formação que prepara unicamente para provas de seleção e a formação universitária.

Nos siga no Google Notícias