Governador participa de reunião para debater desempenho de secretarias
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) participa nesta quinta-feira (23), a partir das 8h30, da reunião de Gestão Executiva com secretários de estado e dirigentes de órgãos públicos para acompanhamento do desempenho de cada pasta em relação ao que foi proposto nos contratos de gestão.
A reunião que acontece na Governadoria faz parte do cronograma de monitoramento das 201 iniciativas acordado com as secretarias estaduais e a PGE (Procuradoria Geral do Estado), em março deste ano.
“O encontro faz parte do planejamento de gestão acompanhar o que as secretarias estão construindo de forma estruturada.”, explicou o governador Reinaldo Azambuja.
O encontro com vai nivelar o andamento do que foi pactuado nos contratos do Plano de Gestão, estabelecendo as metas de cada pasta para o exercício de 2016.
Resultados e ações- Como exemplos de resultados do planejamento realizado para este ano está o salto no nível de transparência obtido pelo Estado, segundo aferição do MPF (Ministério Público Federal).
Mato Grosso do Sul elevou sua nota em 550%, passando de 1,4 para 9,1, numa escala que vai até dez, a maior evolução no Ranking Nacional da Transparência registrada este ano. O resultado foi obtido depois das ações implementadas por um comitê gerido pela Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica_), envolvendo ações transversais de várias secretarias,
Outra ação proposta pela Sejusp (Secretaria de Estado de Segurança Pública) dentro do seu Plano de Gestão para este ano e já concretizada é a formalização da Unidade Mista de Monitoramento Virtual Estadual, em março deste ano, que com o uso tornozeleiras eletrônicas passou a monitorar 130 presos de menor potencial ofensivo, até então mantidos em regime fechado.
Na área social, uma das iniciativas é a ampliação do projeto Rede Solidária, que atende famílias e crianças em situação vulnerável. Uma nova unidade do programa será inaugurada nas próximas semanas na região do Jardim Noroeste.
“O planejamento de ações com o monitoramento de resultados é caminho para a eficiência administrativa de resultados que atendam aos anseios da sociedade, evitando o desperdício do dinheiro público”, afirmou o secretário o titular da Segov, Eduardo Riedel.
Das ações previstas para a gestão pública estadual este ano, 98 estão no eixo social, 38 no econômico ambiental, 17 são da ordem de infraestrutura e 48 são iniciativas relacionadas à gestão.
As iniciativas apresentadas para o governador são resultados de um processo de gestão que iniciou com a capacitação de servidores e a elaboração dos projetos. A equipe da Segov faz agora acompanhamento da execução e a exposição de resultados. Cerca de 85% das ações propostas para esse ano já estão na fase de monitoramento.