Governo de MS define servidor e ex-procurador como corregedor-geral
José Aparecido Barcello será responsável por supervisionar processos contra servidores
José Aparecido Barcello de Lima, procurador de carreira de Mato Grosso do Sul e ex-procurador-adjunto do Estado, foi nomeado como corregedor-geral, função vinculada a recém criada Controladoria-Geral. A oficialização de seu nome está no Diário Oficial desta segunda-feira (19).
Conforme o controlador-geral do Estado, Carlos Eduardo Girão, a pasta procurava um especialista na área jurídica para ocupar a Corregedoria, responsável por investigar servidores pelos chamados PADs (Procedimento Administrativo Disciplinar), em eventuais infrações no governo.
O corregedor, que é o primeiro da pasta, é procurador do Estado concursado e já ocupou o cargo de procurador-adjunto na Procuradoria-Geral do Estado durante gestão de André Puccinelli (PMDB). Segundo Girão, caberá ao novo chefe a disciplina, supervisão e atuação de todos os órgãos correcionais do Executivo Estadual.
Controladoria - Criada em dezembro passado, a Controladoria-Geral é responsável pela auditoria governamental, correição e ouvidoria, além de condução à transparência, controle social e apoio ao controle externo. O órgão tem também a missão de punir instituições e empresas que cometerem corrupção, bem como monitorar como é gasto o dinheiro público.
Além de José Aparecido na correição, são chefes da Ouvidoria, Renata Lara Brandão, e da Auditoria, Tatiana Cunha. Os órgãos estão vinculados à Controladoria, que é comandada por Carlos Eduardo.