ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
OUTUBRO, SÁBADO  05    CAMPO GRANDE 26º

Política

Já estão em vigor as restrições eleitorais para quem ocupa cargos públicos

Participar de entrega de obras, materiais publicitários e outras ações estão vetadas

Por Kamila Alcântara | 06/07/2024 11:32
Pessoa confirma seu voto na urna eletrônica (Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)
Pessoa confirma seu voto na urna eletrônica (Foto: Antonio Augusto/Ascom/TSE)

Daqui três meses acontece o primeiro turno das eleições municipais e já começaram a valer uma série de restrições aos candidatos, principalmente os que estavam em cargos públicos. A partir deste sábado (6), estão previstas as vedações da  Lei nº 9.504/1997, que estabelece normas para o pleito.

A partir de hoje, as pessoas que colocaram o nome na disputa não podem contratar shows artísticos pagos com recursos públicos, comparecer a inaugurações de obras ou transferir recursos.

Também estão proibidas a nomeação e exoneração de servidores, com exceção dos que ocupam cargos comissionados e funções de confiança. É preciso estar atento à vinculação de nomes, slogans e símbolos ou outros elementos que permitam identificar autoridades cujos cargos estejam em disputa na campanha eleitoral.

Além disso, ainda neste sábado, órgãos e as entidades da administração pública direta e indireta podem ceder funcionários à Justiça Eleitoral, em casos específicos e de forma motivada, quando solicitado pelos tribunais eleitorais.

Neste caso, o prazo vale até 6 de janeiro de 2025 para as unidades da Federação que realizarem apenas o primeiro turno das eleições municipais e até 27 de janeiro para os locais onde houver segundo turno.

(Texto com informações da Agência Brasil)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias