Mandetta quer reduzir tempo para aposentadoria de Down
O deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM), que participou do ato comemorativo ao Dia Internacional da Síndrome de Down, está preparando uma proposta legislativa para reduzir o tempo mínimo exigido para aposentadoria de pessoas que possuem a síndrome, que estão no mercado de trabalho.
Ele explicou que a proposta surgiu porque os Down possuem expectativa de vida menor. “Não é possível que eles colaborem com o INSS, quando entram em uma firma, e só possam se aposentar aos 60 ou 65 anos como um cidadão não portador, porque dificilmente eles chegam lá” afirmou.
Mandetta participou do ato comemorativo ao lado do deputado e ex-futebolista Romário e vibrou com a apresentação da banda campo-grandense Down Rítmica, a única banda do País formada por alunos com Síndrome de Down.
Formada por 34 alunos e sob a regência do maestro Marcelo Peres, a banda arrancou aplausos no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. O ato reuniu mais de 350 pessoas que assistiram a palestras e apresentações de grupos artísticos.
Idealizador da cerimônia, o deputado Romário (PSB-RJ) é pai de uma menina com Down. Ele explicou que a solenidade é uma tentativa de engajar a sociedade pela melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.