ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEGUNDA  03    CAMPO GRANDE 31º

Política

Mesa Diretora é empossada com compromisso de consenso na Assembleia Legislativa

A posse solene acontecerá amanhã (4) e contará com a presença do governador Eduardo Riedel (PSDB)

Por Mylena Fraiha e Fernanda Palheta | 03/02/2025 11:44
Mesa Diretora é empossada com compromisso de consenso na Assembleia Legislativa
Ao lado do novo presidente do TJMS, Des. Dorival Paval (à direita), o presidente da Mesa Diretora, Gerson Claro (à esquerda), é aplaudido por outros deputados após seu discurso (Foto: Marcos Maluf)

Após o recesso, na manhã desta segunda-feira (3), a Mesa Diretora da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) foi empossada, com o compromisso de manter o consenso dentro da Casa. A posse ocorreu na sala da presidência, dentro da Alems, no Parque dos Poderes, em Campo Grande, e contou com a presença de 18 dos 24 deputados.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) empossou sua nova Mesa Diretora, liderada por Gerson Claro (PP), com o compromisso de manter o consenso entre os deputados. A cerimônia contou com a presença de 18 dos 24 parlamentares e do novo presidente do TJMS, desembargador Dorival Pavan. Gerson Claro destacou a importância do respeito às diferenças e do desenvolvimento do estado. A Alems retomará discussões sobre projetos tributários e de PPP na saúde, além de questões ambientais e de infraestrutura. A cerimônia de abertura da nova sessão legislativa ocorrerá com a presença do governador Eduardo Riedel.

A eleição dos sete membros ocorreu em 13 de novembro, sem disputa e com votação unânime. A mesa segue com Gerson Claro (PP) na presidência, Renato Câmara (MDB) como 1º vice-presidente, Zé Teixeira (PSDB) como 2º vice-presidente e Mara Caseiro (PSDB) como 3ª vice-presidente. Paulo Corrêa (PSDB) permanece como 1º secretário, seguido por Pedro Kemp (PT) na 2ª Secretaria e Lucas de Lima (sem partido) na 3ª Secretaria.

Nesta segunda-feira, os parlamentares da Mesa Diretora assinaram o termo de posse, assim como os demais deputados presentes. O novo presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), desembargador Dorival Renato Pavan, também participou do ato e assinou o documento.

Durante seu discurso, Gerson Claro reforçou o compromisso com o respeito às diferenças e divergências, destacando a busca pelo consenso e pelo desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Ele também citou o discurso de Hugo Motta (Republicanos), eleito presidente da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

“Que a gente possa proporcionar para que essa casa seja a casa do povo. Eu gosto de reafirmar que aqui estão presentes quase os três milhões de habitantes do Mato Grosso do Sul, porque cada deputado aqui representa todo o Estado. E, conforme disse o presidente eleito da Câmara Federal, se todo o poder emana do povo, é aqui que nasce o poder. O poder do povo nasce no Parlamento”, declarou o presidente da Alems.

Gerson Claro também classificou o evento desta segunda-feira como uma posse administrativa, já que nesta terça-feira (4) será realizada a cerimônia de abertura da 3ª Sessão Legislativa da 12ª Legislatura. O evento ocorrerá às 9h, no Plenário Deputado Júlio Maia, com a presença do governador Eduardo Riedel (PSDB).

Além do presidente, estiveram presentes os seguintes deputados: Zeca do PT, Junior Mochi (MDB), João Henrique Catan (PL), Jamilson Name (PSDB), Coronel David (PL), Lucas de Lima (Sem partido), Mara Caseiro (PSDB), Pedro Kemp (PT), Paulo Correa (PSDB), Renato Câmara (MDB), Zé Teixeira (PSDB), Londres Machado (PP), Hashioka (União Brasil), Rinaldo Modesto (Podemos), Paulo Duarte (PSB), Márcio Fernandes (MDB), Pedro Pedrossian Neto (PSD).

Mesa Diretora é empossada com compromisso de consenso na Assembleia Legislativa
Parte dos deputados que estiveram na posse da Mesa Diretora (Foto: Marcos Maluf).

Projetos em andamento – O presidente da Alems também adiantou que, com o retorno das sessões, será retomada a discussão de projetos do governo estadual encaminhados no ano passado.

Ele mencionou que há dois projetos já na casa, na área tributária. “Um trata da pactuação e do pagamento de tributos, com a possibilidade de acordos, e o outro aborda a questão das multas aplicadas em relação aos pagamentos.”

Gerson também apontou que uma das pautas a ser discutida no começo deste ano é um projeto de PPP (Parceria Público-Privada) na área da Saúde. "Há o assunto da saúde, com a possibilidade de terceirização de alguns serviços nas redes hospitalares do Estado, como hotelaria, restaurante, limpeza e segurança. Esses serviços poderão ser prestados de forma terceirizada, e o tema começará a ser discutido já no início do ano".

Mesa Diretora é empossada com compromisso de consenso na Assembleia Legislativa
Gerson também adiantou que, com o retorno das sessões, será retomada a discussão de alguns projetos (Foto: Marcos Maluf)

A área ambiental também será uma preocupação da casa neste começo de legislatura. Segundo Gerson, o Projeto de Lei 275/2024, de autoria do deputado Neno Razuk (PL), que trata da Pesca no Estado de Mato Grosso do Sul, será discutido. Além disso, será debatida a questão da pesca do dourado, já que a pesca desse peixe está proibida até 31 de março de 2025.

Também foi adiantado que serão discutidos projetos ligados à infraestrutura da casa, como a entrega do estacionamento, ampliação do plenário e do restaurante para os servidores da Alems. “Já nos primeiros meses, teremos a ideia de um novo plenário, que com certeza marcará a gestão. Talvez não consigamos entregar a obra totalmente pronta, pois é uma obra grande, mas, se Deus quiser, ainda no primeiro semestre, será plantada a pedra fundamental desse sonho”, explica Gerson.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias