Ministro de Lula cumpre agenda em Mato Grosso do Sul durante três dias
Titular da pasta de Desenvolvimento Agrário estará em Campo Grande, Sidrolândia e Ponta Porã
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, cumprirá uma série de agendas em Mato Grosso do Sul, entre os dias 15 e 17 de junho. O principal objetivo do representante do Governo Federal será ouvir demandas e articular iniciativas com lideranças de movimentos agrários, quilombolas e povos originários em Campo Grande, Sidrolândia e Ponta Porã.
Além disso, o “braço direito” do presidente Lula fará entregas de equipamentos agrícolas, títulos e contratos de concessão de uso. Na agenda, ainda estão previstos o lançamento do Plano Safra 2023; Programa Nacional de Regularização Fundiária; Crédito Fundiário; Fomento Mulher e encontro com representantes das universidades federais, estaduais e instituto federal de Mato Grosso do Sul.
O ministro desembarca em Campo Grande às 22h40 de quarta-feira (14) e segue direto para o hotel. Na manhã de quinta-feira (15), concede entrevista em uma emissora de TV e rádio da Capital. Ainda pela manhã, visita a Embrapa Gado de Corte na Vila Popular e em seguida participa de uma plenária geral com movimentos agrários, quilombolas e povos originários no Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural).
Após o almoço, ainda na Agraer, o ministro participa do lançamento Plano Safra 2023, entrega equipamentos agrícolas e créditos fundiários. No fim da tarde, participa de um encontro com representantes da UFMS; UEMS; IFMS e UFGD.
Na manhã de sexta-feira (16), Paulo Teixeira segue para Sidrolândia, onde participa de conferências regionais da Agricultura Familiar com assentados de diversas cidades de Mato Grosso do Sul. No fim da manhã, o ministro retorna para a Capital e embarca para Ponta Porã para um almoço no Assentamento Itamaraty. No distrito, o ministro fará entregas do Ministério do Desenvolvimento Agrário para os 19 núcleos dos assentamentos e entrega títulos e contratos de concessão de uso. No fim do dia, retorna para Campo Grande.
No sábado, o ministro visita o Quilombo Buriti pela manhã e finaliza as agendas em Mato Grosso do Sul com o lançamento da plenária estadual do PPA (Plano Plurianual) participativo 2024-2027, que será realizado na Câmara Municipal de Campo Grande, com a presença da ministra Simone Tebet e do ministro Márcio Macedo.