Munir Sadeq é eleito prefeito de Ladário com 58,52% dos votos
Luciano Jara (PP) ficou em segundo e Romero Pacheco (Novo) em terceiro
Munir Sadeq Ramunieh, candidato pelo PSDB, foi eleito neste domingo (6) prefeito de Ladário com 58,52% dos votos válidos, após a apuração. Ele terá como vice Juliano Silva de Oliveira (MDB). Em segundo lugar, ficou Luciano Jara (PP) - somando 38,57% dos votos válidos. Romero Pacheco dos Santos (Novo), acompanhado de Antônio Francisco Alves Neto (Deco Alves) como vice, terminou na terceira posição, com 2,91%.
Ladário, localizada no Pantanal sul-mato-grossense, tinha, segundo o censo de 2022 do IBGE, uma população de 21.522 habitantes, com uma densidade demográfica de 60,75 habitantes por quilômetro quadrado em um território de 354 quilômetros quadrados. A cidade apresenta uma idade mediana de 29 anos e um índice de envelhecimento de 41,98, com 5.684 crianças e adolescentes de até 14 anos e 2.386 pessoas acima de 60 anos.
A composição racial da população também reflete a diversidade da região: 4.897 pessoas se declararam brancas, 2.236 pretas, 59 amarelas, 14.276 pardas e 54 indígenas.
Mesmo com um histórico polêmico, incluindo acusações de tráfico de pessoas, favorecimento à prostituição, e investigações por contrabando e sonegação fiscal, Munir Sadeq conseguiu conquistar a confiança de parte significativa do eleitorado.
Ele é investigado pelo MPF (Ministério Público Federal) e pela Polícia Federal há mais de uma década por supostos esquemas que teriam causado prejuízos de R$ 600 milhões. Sua defesa, no entanto, argumenta que ele está em pleno gozo de seus direitos políticos, tendo cumprido todas as exigências legais para a candidatura.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.