ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

Na "casa" de Simone, MDB não exigirá apoio exclusivo para presidenciável

Para compor coligação e apoio à candidato ao governo, voto em outros nomes nacionais serão respeitados

Gabriela Couto | 07/07/2022 11:26
Pré-candidato ao governo e ex-governador André Puccinelli, presidente do MDB nacional Baleia Rossi e ex-ministro Carlos Marun. (Foto: Divulgação)
Pré-candidato ao governo e ex-governador André Puccinelli, presidente do MDB nacional Baleia Rossi e ex-ministro Carlos Marun. (Foto: Divulgação)

A pré-candidatura de Simone Tebet (MDB) a presidência da República não terá apoio unânime de integrantes da campanha do pré-candidato ao governo do Estado pelo partido, André Puccinelli (MDB).

A ‘liberação' veio após reunião entre o presidente nacional da sigla, deputado federal Baleia Rossi (MDB), o próprio Puccinelli e o ex-ministro e conselheiro político da campanha da Simone, Carlos Marun.

De acordo com Marun, a candidata do MDB de Mato Grosso do Sul à presidência é Simone, mas o partido irá respeitar virtuais opiniões contrários de quem caminhará junto com André. “Podemos ter na nossa coligação partidos e pessoas que terão outras preferências. Esses serão respeitados. Não vamos expulsar do nosso palanque quem pense diferente nesse sentido de eleição presidencial”, explicou.

Dentre essas possibilidades está o Solidariedade que a nível nacional apoia o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “O Solidariedade já está conosco. Estamos conversando com o PTB que a nível nacional apoia a candidatura à reeleição do presidente Jair Bolsonaro (PL).”

A reportagem tentou contato com o presidente estadual da sigla, Junior Mochi e com o próprio pré-candidato ao governo André Puccinelli. Ambos estão em agenda em São Gabriel do Oeste.

Apenas o ex-governador se posicionou com a seguinte nota: "Foi excelente a conversa que eu e o ex-ministro Carlos Marun tivemos com o presidente do MDB Nacional, Baleia Rossi. Tratamos sobre o apoio do partido a todos os componentes aqui no Mato Grosso do Sul. Também discutimos a definição do palanque e a apresentação da pré-candidata à Presidência da República e a minha pré-candidatura ao Governo do Estado. O presidente Baleia Rossi reforçou mais uma vez o apoio total do partido à minha pré-candidatura, que será confirmada na convenção no próximo mês."

A senadora Simone Tebet (MDB) disse que não iria comentar o assunto. Ela recomendou que tratasse do tema com o próprio Marun. Internamente, correntes dentro do partido confirmam que a situação da falta de apoio unânime da pré-candidata à presidência no próprio Estado é reflexo da decisão dela no passado. Simone não aceitou concorrer ao governo em 2017, após prisão de Puccinelli.

***Matéria alterada às 12h02 para acréscimo de informações.

Nos siga no Google Notícias