ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  25    CAMPO GRANDE 33º

Política

Para vereadores, transmissão pela TV favorecerá voto crítico

Câmara inaugurou canal de TV aberta, que vai permitir acompanhar trabalho da Casa

Por Maristela Brunetto e Caroline Maldonado | 11/03/2024 12:19
Canal aberto da Câmara passará a transmitir as audiências realizadas por vereadores (Fotos: Marcos Maluf)
Canal aberto da Câmara passará a transmitir as audiências realizadas por vereadores (Fotos: Marcos Maluf)

O início da transmissão das sessões e audiências ao vivo pela Câmara de Vereadores é um instrumento que permitirá maior conhecimento do trabalho legislativo e, adiante, resultar em maior fiscalização pelos eleitores e um voto mais qualificado, acreditam parlamentares sobre o novo serviço. O presidente da Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), apontou ainda outro aspecto: o combate a fake news.

O parlamentar mencionou que a transmissão em tempo real permite às pessoas verem o que de fato ocorre na Casa Legislativa, permitindo maior acompanhamento em especial às pessoas mais simples, porque o sinal será na TV aberta.

“Quem vai perder com isso é quem faz notícias maldosas, fake news, sobre o trabalho dos vereadores”. Ele lembrou que se trata de ano eleitoral, o que pode favorecer os eleitores na avaliação dos candidatos que vão buscar reeleição. A Câmara tem 29 integrantes e a maioria deve tentar um novo mandato.

Já Loester Nunes, do MDB, considera que o impacto deverá ser mais efetivo para as futuras eleições, uma vez que o período eleitoral já se aproxima e o serviço ainda será desconhecido de muita gente. O parlamentar aponta que muitos moradores sequer conhecem a Câmara ou mesmo como funciona o trabalho de um vereador. “Isso realmente é vantajoso para nós. Vai ser um estímulo ao voto, participação”, considerou.

Conforme Nunes, as pessoas poderão entender o trabalho, “ter uma noção muito grande” e, tendo vontade, ir à Câmara assistir as sessões.

Victor Rocha acredita que transmissões permitirão ao eleitor conhecer e se identificar com trabalho de vereadores
Victor Rocha acredita que transmissões permitirão ao eleitor conhecer e se identificar com trabalho de vereadores

Victor Rocha, do PP, também ficou entusiasmado com a criação da TV. “Essa TV vem ao encontro de uma necessidade de expor mais ainda o trabalho dos vereadores”. Segundo ele, com a inciativa, a comunidade poderá conhecer a atuação de cada um, ver os temas que defendem para os bairros.

Com essas informações, ele igualmente acredita que haverá mais informações e isso pode refletir em escolhas mais seguras pelo eleitor. “Porque ela (a pessoa) vai acompanhar e dali ela vai se identificar com o trabalho de um ou de outro vereador.”

A TV Câmara poderá ser acessada no canal 7.3. As transmissão ocorrerão das 7h às 22h. As sessões ocorrem às terças e quintas-feiras, pela manhã. Também haverá transmissão de audiências públicas. A previsão é de criação de programas sobre temas como esporte e cultura e ainda inclusão de conteúdos do STF e TV Senado.


Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias