ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 30º

Política

Pesquisa aponta aprovação de eleitores no desempenho de Simone Tebet no governo

Pesquisa também ouviu eleitores sobre viagens do presidente Lula, reprovada por 50,4% do total

Por Silvia Frias | 17/10/2023 07:07
Simonte Tebet durante evento realizado em Campo Grande, em setembro (Foto/Arquivo/Marcos Maluf)
Simonte Tebet durante evento realizado em Campo Grande, em setembro (Foto/Arquivo/Marcos Maluf)

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, recebeu a melhor avaliação entre eleitores brasileiros, ao apontar o desempenho da equipa ministerial, conforme pesquisa realizada em 162 municípios brasileiros. Na média, obteve pontuação de 5,4, acima até do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

Na média geral, Simone Tebet e o ministro da Educação, Camilo Santana alcançaram a pontuação média de 5,4. A melhor avaliação da ministra foi na região Nordeste, com 5,9, seguido do Sul, com 5,3. Nas regiões Norte/Centro-Oeste, Simone obteve 5,2 e, no Sudeste, 5,1.

Pesquisa realizada com 2.020 eleitores mostra "ranking de ministros" (Foto/Reprodução)
Pesquisa realizada com 2.020 eleitores mostra "ranking de ministros" (Foto/Reprodução)

No ranking geral, Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, alcançou 5,3, assim como o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. Nísia Trindade, que comanda a pasta da Saúde, alcançou 5,1 e Fernando Haddad, ministro da Economia, ficou com 5,0.

Viagens – O Paraná Pesquisas também questionou os eleitores sobre as viagens internacionais feitas pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Dos 2.020 eleitores, 50,4% desaprovam as viagens, enquanto 44,1% aprovam. Não sabe ou não opinaram somam 5,5% dos entrevistados.

Levando-se em conta somente o recorte por gênero, 53,6% dos homens desaprovam e 42,9% aprovam as viagens. Entre as mulheres, o índice de reprovação é de 47,6% e, de aprovação, 45,1%.

Lula em viagem à África do Sul, quando participou da 15ª Cúpula do Brics, em setembro (Foto/Ricardo Stuckert)
Lula em viagem à África do Sul, quando participou da 15ª Cúpula do Brics, em setembro (Foto/Ricardo Stuckert)

A maior aprovação está entre os jovens de 16 a 24 anos, 58,5%. Entre os que são contra, predomina a faixa etária de 45 a 69 anos, 53,8%. Em relação ao grau de escolaridade, a reprovação se concentra nos que tem até o ensino médio, 53,9%. A maior aprovação está nos pesquisados com ensino superior, 47,2%.

O levantamento foi realizado pelo Paraná Pesquisas entre os dias 29 de setembro de 3 de outubro. Foram ouvidos 2.020 eleitores nos 26 estados e no Distrito Federal. Segundo detalhamento da metodologia, a amostra representativa atinge grau de confiança de 95%, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

A pesquisa foi realizada com 1066 mulheres, 52,8% do total. A maior parte dos entrevistados era da faixa etária de 46 e 59 anos, 25%. Em relação a faixa etária, a maioria, 76,6% tem ensino médio e está dentro da PEA (População Economicamente Ativa), 64,6%.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias