Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário celebram Dia das Mulheres
Agendas durante todo o mês de março celebram data que ressalta a importância da força feminina
Durante todo o mês de março uma série de ações voltadas para celebrar a data deste quarta-feira (8), Dia Internacional da Mulher. Mas hoje, em especial, todos os poderes estaduais e municipais fizeram questão de fazer ações que ressaltem a importância da figura feminina.
Na governadoria, o chefe do Executivo Eduardo Riedel (PSDB) participou de um café da manhã em homenagem às servidoras da sede administrativa do Estado. No encontro foi apresentada a campanha e as atividades prevista para este mês, que tem como foco o empoderamento, empreendedorismo e protagonismo das mulheres sul-mato-grossenses.
A primeira-dama, Mônica Riedel, disse que é um dia de comemoração, mas também de reflexão sobre as conquistas das mulheres. “Meu recado é que todas aqui continuem sendo relevantes e que sempre deem a mão para uma mulher que está precisando. Tenham sororidade. Não podemos mudar o mundo, mas podemos mudar o nosso entorno”. O casal também divulgou a campanha “Mulheres que Somam” nas redes sociais.
Na Assembleia Legislativa, a manhã foi marcada pela Sessão Solene de entrega do "Troféu Celina Jallad". Várias mulheres de destaque da sociedade sul-mato-grossense foram agraciadas pela honraria.
Em discurso sobre a data, a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB), afirmou que é preciso ocupar os espaços. “Mais do que um dia para comemorarmos, hoje é um dia de reflexão para que a gente levantar nossas bandeiras. Para que os homens nos respeitem, respeitem nosso corpo que é de foro íntimo e respeitem nossa história, a nossa existência”.
O presidente da Casa de Leis, Gerson Claro (PP) aproveitou o evento para assinar uma nova resolução do Legislativo, alterando a lei 4091/2011, do estatuto do servidor. A partir de agora, o artigo de licença maternidade passará a ser contado a partir da alta hospitalar do recém-nascido ou da sua mãe, ou caso necessário por recomendação médica.
O Judiciário também fez homenagens e café da manhã para as servidoras. No TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado) várias homenagens foram feitas, com palestras, show e sorteio de brindes e uma programação especial foi pensada para os próximos dias do Mês das Mulheres.
O presidente da Corte de Contas, conselheiro Jerson Domingos deu as boas-vindas às servidoras. “Quando penso em uma mulher que sempre me inspirou não posso deixar de lembrar da minha mãe. É da figura materna que partem todos os princípios da vida, da educação, do que podemos transmitir às futuras gerações. E importante também é ressaltar que, se estamos aqui é porque um dia teve uma mulher que nos trouxe ao mundo. Temos que parabenizar e agradecer pela oportunidade que as mulheres nos dão de sermos pai, avós. O calor do colo de uma mulher cura, sem uso do remédio, aquece sem cobertor”.
Municipal – Na esfera municipal, a prefeita Adriane Lopes (Patri) está fazendo uma maratona de compromissos nesta data especial. Desde a primeira hora da manhã, ela participou de um café da manhã com as mulheres indígenas e depois com as servidoras da Sesau (Secretaria Municipal da Saúde). Ao meio-dia ela participa de entrevista de programa de televisão e segue a agenda até o final do dia.
“Estamos atentas e cuidando em nossa administração da valorização das mulheres e das políticas públicas voltadas para elas. Estamos trabalhando dia a dia para que essas políticas sejam aplicadas de forma correta”, afirmou.
Já a Câmara Municipal, desde às 9h, o Coletivo Mulheres Empreendedoras realiza uma feira para comercialização de produtos. A partir das 19h, os vereadores realizam a Sessão Solene de outorga da Medalha Legislativa “Celina Martins Jallad”.