ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SEXTA  06    CAMPO GRANDE 33º

Política

Por causa de vice, candidatura de Jorge Batista é indeferida: "nem queria ele"

Indeferimento de Thiago Assad comprometeu a chapa majoritária do PCO; partido recorreu e tem novo nome

Por Fernanda Palheta e Jhefferson Gamarra | 06/09/2024 12:57
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Aposentado e candidato a prefeito de Campo Grande pelo PCO, Jorge Batista (Foto: Reprodução / Rede social)
Aposentado e candidato a prefeito de Campo Grande pelo PCO, Jorge Batista (Foto: Reprodução / Rede social)

A candidatura do aposentado Jorge Batista (PCO) para a prefeitura de Campo Grande, foi indeferida pela Justiça Eleitoral. Na sentença publicada no Diário Oficial do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), o juiz Ariovaldo Nantes Corrêa justifica que o impedimento da chapa majoritária do Partido da Causa Operária ocorreu porque o candidato a vice-prefeito da legenda, o jornalista Thiago Assad (PCO), tinha irregularidades na prestação de contas.

Ao Campo Grande News, Jorge Batista afirma que o vice já prestou contas do que devia e o partido já recorreu da decisão. "Já está recorrido e hoje vamos entrar com outra petição. Nem queria esse vice, o partido que escolheu, está um rolo danado. Ai indeferiram minha candidatura por causa dele", disse. Segundo ele, a chapa terá um novo nome. "É o nome de uma mulher, mas ainda não podemos falar, tem que aguardar a decisão do TRE/MS", completo.

De acordo com a publicação, o indeferimento de Thiago "conduz ao indeferimento da chapa majoritária, por ser ela una e indivisível, a teor do que preceitua o artigo 91 do Código eleitoral". O Ministério Público Eleitoral pediu a impugnação do registro de candidatura do vice porque ele não apresentou a certidão de quitação eleitoral, documento exigido no registro da candidatura.

"O impugnado não se enquadra em nenhuma das hipóteses de quitação eleitoral, não atendendo à condição de elegibilidade imprescindível".

Este é o terceiro pleito que Thiago tenta disputar, mas nunca conseguiu concorrer. Em 2020 chegou a registrar sua candidatura a prefeito de Campo Grande, mas também teve o nome rejeitado pelo TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul). Um dos motivos citados, durante a sessão na época, é que seu registro foi feito depois do prazo previsto na legislação.

Em 2022, Thiago tentou disputar uma vaga no Congresso Nacional. Chegou a registrar candidatura pelo PCO como deputado federal, porém também foi considerado inapto pela Justiça Eleitoral.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias