ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  08    CAMPO GRANDE 22º

Política

Prefeito e empresária são acusados de negociar lote em troca de apoio político

Partido Socialista Brasileiro pediu investigação eleitoral contra José Paulo Paleari e candidata à vereadora

Por Helio de Freitas, de Dourados | 11/09/2024 16:24
Prefeito e empresária são acusados de negociar lote em troca de apoio político
Prefeito e empresária são acusados de negociar lote em troca de apoio político
Prefeito José Paulo Paleari (à esquerda) e seu candidato a vice, Valdemar Rocha em campanha (Foto: Divulgação)

Candidato à reeleição, o prefeito de Nova Alvorada do Sul, José Paulo Paleari (PP), está sendo acusado de negociar a doação de dois lotes públicos em troca de apoio político na campanha de 2024.

A denúncia foi protocolada na Justiça Eleitoral pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro) e também atinge uma candidata à vereadora, a empresária Ivone José da Rosa Santos (PL), a “Ivone da Criança”.

Para não perder dois lotes distribuídos pelo programa de desenvolvimento econômico do município, Ivone teria se filiado ao PL para ser candidata à vereadora um mês após assinar ficha de filiação no PSB.

Conforme a denúncia, Ivone teria sido coagida pelo prefeito para apoiá-lo em troca dos lotes. O Partido Liberal está coligado com o PP em Nova Alvorada do Sul e indicou o candidato a vice, Valdemar Rocha.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral foi protocolada no dia 6 deste mês pelo presidente municipal do PSB, André Felipe Belmirio.

Transcrições de áudios gravados por Inove denunciando a suposta coação e enviados através do aplicativo WhatsApp, além de cópia da ficha de filiação dela assinada com o PSB, foram anexados à denúncia.

Na segunda-feira (9), o juiz Evandro Endo, da 11ª Zona Eleitoral de Rio Brilhante, responsável também pelo município de Nova Alvorada do Sul, recebeu a denúncia e mandou notificar o prefeito e a candidata à vereadora para se manifestarem no prazo de cinco dias.

Na denúncia, o PSB afirma que a filiação e o respectivo registro de candidatura de Ivone foram empreendidos “por extrema pressão, coação e abuso de poder político e de autoridade” perpetrados pelo prefeito.

Prefeito e empresária são acusados de negociar lote em troca de apoio político
Ficha de filiação de Ivone ao PSB, anexada à ação (Foto: Reprodução)

A história – Conforme a ação, no dia 23 de fevereiro de 2024, Ivone Rosa Santos participou da convenção do PSB e assinou ficha de filiação (veja acima). A filiação foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

“Ocorre que, após o registro de filiação e participação da segunda representada [Ivone] no Partido representante [PSB], o primeiro representado [prefeito] tomou conhecimento dos fatos e, a partir de então, promoveu diversos atos de coação, utilizando-se de seu poder público, para coagir aquela a desfiliar-se do partido representante para que se juntasse à coligação deste”, diz trecho da ação, protocolada pelo advogado Guilherme Jose Meloto.

Conforme a representação, os diretores do PSB mantiveram conversas com Ivone até o último dia do prazo para filiação partidária para tentar convencê-la a manter ficha na legenda, mas a pressão feita por José Paulo Paleari foi mais forte.

No dia 4 de abril, Ivone se desfiliou do PSB e assinou ficha no Partido Liberal, mesma legenda do candidato a vice na chapa de Paleari.

Segundo a denúncia, o prefeito teria utilizado o poder do mandato para coagir Ivone a trocar de palanque, usando como trunfo os dois lotes prometidos pela prefeitura ainda na gestão do ex-prefeito Arlei Barbosa, mas até então não regularizados.

Prefeito e empresária são acusados de negociar lote em troca de apoio político
A candidata à vereadora Ivone Santos (Foto: Reprodução)

Em 2024, os lotes passaram a ser regularizados e entregues aos contemplados. No entanto, no caso de Ivone e do marido dela, “empecilhos pessoais e políticos” impediram a documentação das áreas.

“Após tomar conhecimento de que Ivone havia se filiado ao PSB, José Paulo Paleari passou a pressioná-la afirmando que ela não receberia os terrenos caso permanecesse em lado oposto ao dele”, afirma a denúncia.

Mensagens de áudio enviadas por Ivone através do WhatsApp para o presidente do PSB, André Felipe Belmirio, foram anexadas à denúncia.

Na ação de investigação judicial eleitoral, o Partido Socialista Brasileiro pede a cassação do registro da candidatura de José Paulo Paleari e de Ivone da Criança, inelegibilidade dos dois por oito anos e aplicação de multa.

Através de sua assessoria, o prefeito José Paulo Paleari informou que ainda não foi notificado pela Justiça Eleitoral sobre a ação e que irá se manifestar somente depois ser comunicado oficialmente. O Campo Grande News ainda não conseguiu contato com Ivone José da Rosa Santos.

Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias