ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUARTA  20    CAMPO GRANDE 23º

Política

Presidente da Funai fala de aproximação e ‘bom diálogo’ em MS

Em reunião na governadoria, Joenia Wapichana abordou políticas públicas voltadas à população indígena

Por Jéssica Fernandes e Fernanda Palheta | 23/05/2024 12:05
Joenia Wapichana fala sobre aproximação da Funai com o Governo do Estado. (Foto: Marcus Maluf)
Joenia Wapichana fala sobre aproximação da Funai com o Governo do Estado. (Foto: Marcus Maluf)

Após mais de uma hora de reunião na governadoria, a presidente da Funai Joenia Wapichana definiu o encontro como um ‘bom diálogo’ entre o órgão indigenista e o Governo do Estado. Na manhã desta quinta-feira (23), ela falou sobre políticas públicas voltadas às comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul.

Na governadoria, a presidente da Funai foi recebida pelo vice-governador , José Carlos Barbosa, o ‘Barbosinha’, parlamentares do PT (Partido dos Trabalhadores) e representantes de outras secretarias. Como o foco da reunião envolvia políticas públicas, Joenia Wapichana  foi apresentada a alguns dos programas desenvolvidos pelo Governo do Estado para atender a demanda da população indígena.

Na reunião, Joenia destaca que também conseguiu deixar o governo inteirado das principais ações da Funai. “Nosso diálogo foi muito bom, pudemos trocar informações tanto relacionadas às atribuições e atividades da Funai, como pude ouvir as ações que o  governo desenvolve”, diz.

Vice-governador, 'Barbosinha' vê como simbólica presença da presidente no Estado. (Foto: Marcos Maluf)
Vice-governador, 'Barbosinha' vê como simbólica presença da presidente no Estado. (Foto: Marcos Maluf)

Outro assunto importante, conforme a presidente da Funai, foi repassar ao governo as reivindicações recebidas ontem das lideranças indígenas de Campo Grande. “Ontem me reuni com as lideranças aqui da região  e pude repassar um pouco das demandas. A gente se aproxima mais para futuras ações”, afirma.

Para o vice-governador, José Carlos Barbosa, ‘Barbosinha’, é uma satisfação para a gestão criar essa proximidade com a Funai. O encontro possibilitou que o órgão indigenista e o Governo do Estado alinhassem as ações voltadas aos indígenas.

“Do ponto de vista do Estado é uma satisfação, isso cria uma proximidade. O governo de MS tem várias ações destinadas às nossas aldeias. É muito importante que a Funai tenha liderança dessas várias ações porque se não a gente tem ações dispersas”, comenta.

Além disso, o vice-governador enxerga como simbólica a presença de Joenia em Mato Grosso do Sul. “A vinda da presidente tem esse simbolismo de mostrar essa preocupação em desenvolver políticas públicas”, fala.

Depois da agenda na governadoria, a presidente da Funai seguiu viagem para Dourados. Na cidade, ela participa ainda hoje da entrega do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), na Escola Tengatuí Marangatú, na Aldeia Jaguapiru. Em seguida, ela segue para uma reunião com a Coordenação Regional (CR) de Dourados e Ponta Porã. Já na sexta-feira, Joenia se reúne com lideranças indígenas durante a Assembleia da Aty Guassu.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias