ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUARTA  12    CAMPO GRANDE 30º

Política

Presidente do PSDB, Marconi Perillo, debate futuro do partido com tucanos em MS

Membros da legenda participarão de um almoço no receptivo do governo, localizado no Parque do Prosa

Por Jhefferson Gamarra e Fernanda Palheta | 12/02/2025 13:13
Presidente do PSDB, Marconi Perillo, debate futuro do partido com tucanos em MS
Ex-governador Reinaldo Azambuja e Marconi Perrilo durante visita da liderança tucana a MS (Foto: Divulgação)

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, desembarca em Campo Grande nesta quinta-feira (13) para um encontro onde será discutido o futuro da legenda. O tucano participará de um almoço no receptivo do governo, no Parque do Prosa, ao lado do governador Eduardo Riedel, do presidente estadual e ex-governador Reinaldo Azambuja, deputados federais e estaduais. O principal tema da reunião será o destino do PSDB, que estuda uma fusão com outras siglas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, está em Campo Grande para discutir o futuro do partido, incluindo uma possível fusão com outras siglas, como o PSD. O encontro, que conta com a presença do governador Eduardo Riedel e do ex-governador Reinaldo Azambuja, visa fortalecer a legenda para as eleições de 2026. Perillo destacou que a decisão sobre a fusão deve ocorrer até março, buscando um projeto político ao centro, sem alianças com PT ou PL. O PSDB, apesar de perder força nacionalmente, ainda é forte em Mato Grosso do Sul, com significativa representação política no estado.

O convite para o evento foi confirmado por parlamentares estaduais durante sessão na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) nesta quarta-feira (12). No entanto, os deputados afirmaram que ainda não receberam detalhes sobre a pauta da discussão, além da proposta de debate sobre o futuro da legenda.

Nos bastidores, a movimentação do PSDB ocorre em meio às negociações avançadas para uma incorporação ou fusão com PSD. No último fim de semana, o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, esteve em Campo Grande e se reuniu, a portas fechadas, com o governador Riedel e o ex-governador Reinaldo Azambuja. A pauta teria sido justamente a união entre os dois partidos, com vistas a fortalecer as legendas para as eleições de 2026.

Em entrevista à GloboNews, na terça-feira (11), Perillo confirmou que o PSDB está discutindo internamente e com outras siglas a possibilidade de fusão, com uma decisão prevista para ser tomada até março. “Temos conversado sobre o que é melhor do ponto de vista de fusão ou incorporação. Para muitos, o ideal seria a gente continuar solo, mantendo nossas bandeiras, ideais e programa. Mas ficamos pequenos por conta de uma série de equívocos cometidos no passado e também pela longevidade do partido”, afirmou o dirigente tucano.

Perillo também ressaltou que as discussões avançaram desde as eleições de 2024, com o PSDB sendo procurado por diversas siglas, exceto PT e PL. “Nós não vamos compor com um projeto de extrema direita nem de extrema esquerda. Queremos um projeto ao centro”, pontuou. O PSD aparece como a opção mais provável para a fusão, mas conversas também ocorrem com MDB e Republicanos.

Apesar da perda de força nacional, o PSDB ainda se mantém robusto em Mato Grosso do Sul, graças à liderança do ex-governador Reinaldo Azambuja. No estado, a legenda conta com o governador Eduardo Riedel, três deputados federais, seis deputados estaduais e 44 dos 79 prefeitos eleitos em 2024.

Nos siga no Google Notícias