Primeira mulher do governo Temer será presidente do BNDES
O presidente interino Michel Temer (PMDB) indicou a economista Maria Sílvia Bastos Marques para presidir o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), no lugar de Luciano Coutinho.
Maria Silvia é a primeira mulher a integrar o governo, após o anúncio de uma equipe ministerial composta apenas por homens.
A informação foi confirmada há pouco pela assessoria de imprensa do Palácio do Planalto. A economista presidiu a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) entre 1999 e 2002. Também foi secretária municipal de Fazenda do município do Rio de Janeiro de 1993 a 1996, na gestão do prefeito César Maia.
O ministro do Planejamento, Romero Jucá, disse que Maria Silvia tem experiência no setor. “É um convite para colocar alguém competente, experiente, que tem toda condição de fazer um grande trabalho no BNDES, então o presidente Michel entendeu de convidá-la. E eu considero uma ótima escolha.”
De acordo com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, os partidos não indicaram mulheres para ocupar os ministérios. Apesar disso, Padilha disse que um dos postos mais importantes, a chefia de gabinete da Presidência, é ocupada por uma mulher, Nara de Deus Vieira.