PSDB empata com PT em prefeitos no MS, após vitória em Sidrolândia
O PSDB empatou com o PT na quantidade de prefeitos eleitos em Mato Grosso do Sul, com a realização da eleição suplementar de Sidrolândia, ontem, na qual reconquistou o 12º prefeito. Os tucanos poderiam ter assumido a segunda posição em número de prefeitos no Estado, isoladamente, caso conquistassem a prefeitura de Bonito.
Das eleições municipais do ano passado, o PSDB saiu com 12 prefeitos eleitos, mesmo número que o PT, mas acabou perdendo um, Enelvo Felini (PSDB), em Sidrolândia, devido à anulação do pleito, agora recuperado com a vitória ontem do tucano Ari Basso, que, aliás, teve mais votos (57% do total) do que o candidato que o antecedeu (51%).
O partido que elegeu mais prefeitos no Estado em outubro de 2012 foi o PMDB: 23. O PR conquistou sete prefeituras no ano passado, DEM e PDT elegeram seis prefeitos, cada um, PT do B foi vitorioso em duas cidades e agora ganhou a terceira cadeira de prefeito, com a eleição de Leonel Lemos de Souza Brito, mais conhecido como Leleco, em Bonito. Já PMN, PP, PPS, PRP, PSD, PTB e PV fizeram apenas um prefeito.
Cansado de ser coadjuvante, o PSDB tem buscado alçar vôos próprios nas eleições em Mato Grosso do Sul. No ano passado, disputou com seu principal líder, deputado federal Reinaldo Azambuja, a prefeitura de Campo Grande. E, agora, nas eleições de Bonito e Sidrolândia concorreu com candidatos próprios, conquistando vitória entre os bonitenses.
Agora resta saber como será o comportamento do PSDB na sucessão do governador André Puccinelli. Há “namoro” com o PT, do senador Delcídio do Amaral, mas o PMDB, do governador André Puccinelli, tenta reconquistar os tucanos, após o fim de uma longa relação aliancista.