ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 14º

Política

Publicada nomeação de Simone Tebet como ministra do Planejamento

Simone e outros 36 ministros foram empossados por Lula

Renata Volpe | 02/01/2023 09:12
Lula deu posse a 37 ministros. (Reprodução)
Lula deu posse a 37 ministros. (Reprodução)

Após ter sido empossada como ministra pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na noite de domingo (1), a nomeação de Simone Tebet (MDB) como titular do Planejamento e Orçamento foi publicada no DOU (Diário Oficial da União), desta segunda-feira (2).

Conforme o decreto, Simone Nassar Tebet foi nomeada para exercer o cargo de Ministra de Estado do Planejamento e Orçamento. Assim, o ato é assinado por Lula e tem validade a contar de 1º de janeiro.

Posse

Simone e os outros 36 ministros estiveram em Brasília ao lado de Lula para a posse. A sul-mato-grossense foi figura importante na campanha do presidente, após ter sido a terceira candidata à presidência com mais número de votos.

No segundo turno, ela declarou apoio ao petista. Porém, após as eleições, Simone não compareceu à diplomação de Lula, o que poderia indicar um distanciamento entre os dois. Ela chegou a ser cotada para a pasta da Cidadania, responsável por programas sociais, incluindo o Bolsa Família.

Depois o nome dela foi ventilado nas pastas da Agricultura ou a de Meio Ambiente, mas acabou ficando com o Planejamento. Ela ressaltou diversas vezes que não ocuparia um ministério só por ocupar.

Após muitas negociações, o nome de Simone foi anunciado por Lula em 27 de dezembro junto a outros 15 nomes de ministros. Agora ministra, ela vai lidar diretamente com orçamentos da União, participar do comitê gestor do PPI (Programas de Parcerias de Investimentos), além dos comitês gestores de programas de outros ministérios como o Minha Casa, Minha Vida, que fica a cargo do Ministério das Cidades.

Simone Tebet ainda deve voltar a ter lugar no CMN (Conselho Monetário Nacional), junto ao ministro da Fazenda e do presidente do Banco Central, bem como controlar o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e Ipea (Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas).

Nos siga no Google Notícias