Reunião do Fórum dos Governadores discute questões tributárias
Eduardo Riedel embarcou hoje (26) para participar do encontro em Brasília
A pauta da reunião do Fórum dos Governadores, marcada para hoje (26) em Brasília, discute reforma tributária e ações no STF (Supremo Tribunal Federal).
De acordo com o governador Eduardo Riedel (PSDB), a pauta foi baseada em questões tributária e fiscal. “Além das ações que estão rodando no STF, reforma tributária. A Sefaz vai colocar pros estados a linha que o governo federal vai adotar para enviar ao Congresso Nacional”.
Riedel citou também a reunião marcada para amanhã, sexta-feira (27), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele pontuou que um dos principais pontos levados a Lula será a Rota Bioceânica. “Vamos falar sobre as BRs, malha oeste, ferrovia e o acesso à Rota Bioceânica talvez seja o projeto mais relevante e de curto prazo”.
Sobre o assunto, o governador falou da necessidade de o governo federal se envolver no processo. “A ponte já tem mais de 20% pronta, está no cronograma e a gente tem que liberar o acesso e principalmente as estruturas alfandegárias, a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal e isso depende de acordo bilateral, Brasil e Paraguai e o Itamaraty se envolver nesse processo”.
Na reunião com Lula também será discutida a UFN3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados) em Três Lagoas. A expectativa é de que a Petrobras assuma a responsabilidade de concluir as obras. “O atual indicativo [da Petrobras] é que irão concluir. Com a paralisação da venda do ativo inconcluso, eles basicamente estão dizendo: ‘olha, encerramos o processo de venda e agora resta a estatal assumir a UFN3’. O caminho é a construção por parte da própria Petrobras, assim que a nova mesa diretora seja anunciada”, explicou o governador em evento de troca de Comando da Polícia Militar, realizado ontem (25).