ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 32º

Política

Riedel garante o direito de convênios com Itaipu para mais 34 municípios de MS

Em reunião com novo diretor-geral da empresa binacional, foi assegurada ampliação de território

Gabriela Couto | 19/07/2023 15:07
Riedel foi ao encontro do diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, acompanhado do secretário de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo. (Foto: Guilherme Pimentel)
Riedel foi ao encontro do diretor-geral da Itaipu Binacional, Enio Verri, acompanhado do secretário de Infraestrutura e Logística, Hélio Peluffo. (Foto: Guilherme Pimentel)

O governado Eduardo Riedel (PSDB) garantiu a ampliação do número de municípios de Mato Grosso do Sul com direito à atuação da Itaipu Binacional. Durante encontro com o diretor-geral da empresa, Enio Verri, nesta quarta-feira (19), em Foz do Iguaçu (PR), ficaram assegurados novos investimentos e possibilidades de parcerias da estatal.

A justificativa está no estudo de impactos sofridos em municípios lindeiros ao Lago de Itaipu. Até então, eram 15 cidades do Paraná e uma de Mato Grosso do Sul, no caso Mundo Novo. A área protegida pela empresa foi ampliada para 399 municípios paranaenses e mais outros 34 municípios sul-mato-grossenses.

Com isso, o Estado terá quase metade das cidades atendidas pelos convênios da Itaipu. O dado representa 44% dos municípios de Mato Grosso do Sul. "Foi uma visita institucional para discutir essa nova área de abrangência em Itaipu. Agora são 35 municípios e isso traz um impacto muito grande. Itaipu é uma grande parceira na manutenção de estradas, das bacias, de toda nossa área ambiental, que é uma prioridade em nosso Estado", explicou Riedel.

Segundo o diretor-geral, o levantamento apontou que os efeitos dos resíduos sobre o reservatório de Itaipu são maiores do que se imaginava. “Por isso resultou na ampliação do território de Itaipu. No que se refere a Mato Grosso do Sul, vamos repassar todas as nossas políticas de convênios para a região", acrescentou Verri.

O dirigente elencou todos as parcerias possíveis a partir de agora. São elas: programas que envolvem reciclagem, atendimento à agricultura familiar e qualquer outra política que vise conter a emissão de resíduos que possam prejudicar o tempo de vida do Lago de Itaipu.

Atualmente, Itaipu atua com programas e repasse de royalties em Mato Grosso do Sul apenas em Mundo Novo, mas também é a responsável por investimentos estratégicos em outras áreas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias