ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 29º

Política

Riedel vai ao Rio de Janeiro discutir projeto de concessão que inclui Bioparque

Governador terá reunião com o presidente do BNDES na próxima segunda-feira (23)

Por Idaicy Solano | 19/10/2023 12:12
Governador Eduardo Riedel em abertura do Congresso Estadual de Letras, na manhã desta quinta-feira (19) (Foto: Henrique Kawaminami)
Governador Eduardo Riedel em abertura do Congresso Estadual de Letras, na manhã desta quinta-feira (19) (Foto: Henrique Kawaminami)

Na próxima segunda-feira (23), o governador do Estado de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, vai ao Rio de Janeiro para reunião com o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloízio Mercadante, para discutir a ideia de uma concessão de parques, que inclui o Bioparque Pantanal e o Parque das Nações Indígenas.

O foco da iniciativa, através da concessão, é atrair investimento privado para a administração dos locais, que inclua infraestrutura, manutenção e, ao mesmo tempo, promoção do turismo, viabilidade econômica e preservação das áreas, a exemplo do que ocorreu em São Paulo com o Parque do Ibirapuera.

Em março deste ano, o Bioparque Pantanal, o Parque das Nações Indígenas, Parque Estadual do Prosa e Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo receberam visitas técnicas de uma equipe do BNDES, que já auxilia a administração estadual na formatação de uma proposta. No Escritório de Parcerias Estratégicas do Governo, que cuida das atividades repassadas ao setor privado, o tema está na fase de estudos de viabilidade. Os técnicos se debruçavam na definição de um modelo de negócios.

A concessão de parques naturais e urbanos é um formato de gestão que possibilita a transferência de serviços de apoio ao ecoturismo com foco nas áreas, atrativos e instalações de uso público. É precedida por investimentos para a requalificação, modernização, operação e manutenção dessas unidades pelo setor privado. Embora sendo avaliado o repasse ao setor privado, o Bioparque consta no PPA (Plano Plurianual) apresentado pelo governo com previsão de investimentos de R$ 30,8 milhões nos próximos quatro anos.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias