Secretário pede apoio por fronteira mais segura a Marun
O secretário de Estado de Justiça e Segurança, Antonio Carlos Videira, se reuniu nesta sexta-feira (23) com o ministro de Governo da Presidência da República, Carlos Marun, e pediu mais apoio quanto as medidas para uma fronteira mais segura.
O encontrou ocorreu na superintendência da PRF (Polícia Rodoviária Federal de Mato Grosso do Sul). A pauta tem ganhado ainda mais destaque, tanto entre os deputados e senadores de MS, desde a aprovação do decreto que autorizou intervenção militar do Exército no RJ.
“Além de enfatizar a importância de fechar a fronteira, também solicitamos ao ministro o apoio em relação a alguns projetos que estão aguardando andamento como a liberação dos recursos oriundos de doação da 3ª Vara Federal de Mato Grosso do Sul para a construção da sede do Departamento de Operações de Fronteira (DOF)”, comentou Videira.
O dinheiro é fruto de uma apreensão na fronteira com Corumbá, que totalizou U$ 2,4 milhões. Na ocasião, o secretário também apresentou os números das apreenções das forças policiais na linha fronteiriça.
Em 2017 houve um aumento de 42% nos números de apreensão de drogas, passando de 290 toneladas em 2016 para 427 toneladas em 2017. Além da redução no número de homicídios dolosos (-9%), feminicídios (-21%), homicídios culposos (-43%), homicídios culposos no trânsito (-10%) e roubos seguidos de morte (-46%).