ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, SEGUNDA  10    CAMPO GRANDE 25º

Política

Sem dados em 2025, finanças da Câmara só serão publicadas em março

De acordo com o presidente da Câmara, a falta de atualização se deve à troca do sistema de gestão de dados

Por Jhefferson Gamarra e Mylena Fraiha | 10/02/2025 13:20
Sem dados em 2025, finanças da Câmara só serão publicadas em março
Fachada da Câmara Municipal de Campo Grande (Foto: Divulgação/CMCG)

Às vésperas do início das sessões da nova legislatura, a Câmara Municipal ainda não publicou em seu portal da transparência os dados financeiros referentes a 2025. As últimas informações disponíveis para consulta pública sobre contratos, contracheques, verbas indenizatórias, diárias e demais despesas dos parlamentares eleitos ainda são de dezembro de 2024.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Câmara Municipal de Campo Grande enfrenta dificuldades técnicas na atualização de seu portal da transparência, com dados financeiros de 2025 ainda indisponíveis. O presidente da Câmara, vereador Epaminondas Neto, atribui o atraso à troca do sistema de gestão de informações, que deve estar operacional em março. Apesar disso, ele garante que todas as informações estão documentadas internamente e que o novo sistema trará maior transparência. A situação deve ser normalizada com a conclusão da migração para o novo software, que facilitará o acesso a projetos e dados financeiros.

De acordo com o presidente da Câmara, vereador Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), a ausência de atualização se deve à troca do sistema de gestão de informações, cuja implantação tem enfrentado dificuldades técnicas. Segundo ele, a previsão é de que o novo sistema esteja plenamente operacional apenas em março, quando os dados passarão a ser novamente publicados.

Sem dados em 2025, finanças da Câmara só serão publicadas em março
Últimos dados publicados são de 2024 (Imagem: Reprodução)

“Das câmaras, nós somos a mais transparente do estado, já ganhamos esse prêmio várias vezes. Acontece que nós substituímos o nosso sistema no meio do ano passado e a implementação desse novo sistema teve diversos problemas. Agora nós estamos concluindo a implementação, tivemos algumas inconsistências na hora de lançar os dados. Mas a nossa transparência está em dia, todos os documentos, as verbas indenizatórias, as nomeações, exonerações, tudo normal, a gente não conseguiu subir ela na transparência por conta da inconsistência do novo sistema”, disse o presidente da Câmara.

Apesar da falta de atualização no portal da transparência, o parlamentar garantiu que todas as informações estão documentadas internamente e que a situação será normalizada com a conclusão da migração para o novo sistema. Segundo ele, o novo software também permitirá maior transparência, facilitando o acesso a projetos protocolados e dados financeiros.

“Esse novo sistema já vai ser melhorado, ele já é um sistema moderno, a ideia é ser mais transparente, inclusive para ter acesso aos. Ele tem um prazo máximo até março, até porque o outro sistema não vai mais poder ser usado, é uma questão contratual. E aí estamos terminando de implementar, por isso que teve inconsistência da transparência”, finalizou.

Nos siga no Google Notícias