PT e PL são últimos a fechar consenso em escolha de liderança na Câmara
Apenas a prefeita Adriane Lopes (PP) segue sem líder na Casa de Leis
A uma semana para o início do ano legislativo, os 12 partidos que compõem a Câmara Municipal de Campo Grande definiram o nome dos líderes das bancadas partidárias. Os últimos a chegarem a um consenso foram PT e PL, que terão como líderes os vereadores Jean Ferreira e Rafael Tavares, respectivamente.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Os 12 partidos que compõem a Câmara Municipal de Campo Grande definiram seus líderes de bancada para o ano legislativo que se inicia. PT e PL foram os últimos a definir suas lideranças, com Jean Ferreira e Rafael Tavares, respectivamente. No PL, houve acordo para dividir a liderança: Tavares assume em 2025 e Ana Portela em 2026. O PSDB, maior bancada com cinco vereadores, será liderado por Victor Rocha, enquanto o PP terá professor Riverton à frente. Partidos com bancadas menores também definiram seus líderes, como Fábio Rocha (União Brasil), Júnior Coringa (MDB) e Herculano Borges (Republicanos). A única indefinição resta na liderança do governo da prefeita Adriane Lopes, após Beto Avelar (PP) manifestar desinteresse em continuar na função.
O nome de Jean já havia sido ventilado para assumir a liderança da legenda, mas a decisão foi levada para o colegiado municipal. Em reunião do Diretório neste domingo (9), o novato foi escolhido por unanimidade.
"A mensagem que o PT quer passar para Campo Grande é da ideia de renovação, a ideia de protagonizar novas lideranças, da juventude, da diversidade, mas também de dar um ar de oxigenação para a Casa e de pensar novas maneiras de fazer a política", disse o petista.
![PT e PL são últimos a fechar consenso em escolha de liderança na Câmara PT e PL são últimos a fechar consenso em escolha de liderança na Câmara](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2025/02/10/1fzxv7m5y6qzh.jpeg)
Já o PL chegou ao nome do ex-deputado estadual na manhã desta segunda-feira (10). A disputa estava entre Tavares e a vereadora Ana Portela (PL), a solução encontrada foi dividir a liderança entre os dois. O primeiro assume o cargo em 2025 e passa liderança para Portela em 2026.
"A gente não vai ter com muita esperança aquele embate de ideologia. É óbvio que dependemos das nossas bandeiras, mas a pauta principal é o crescimento de Campo Grande. Através de propostas, realmente, assuntos propositivos. Esse é o nosso objetivo principal", adiantou o vereador André Salineiro (PL).
O PSDB, maior bancada da Casa com cinco vereadores eleitos, terá como líder o veterano Victor Rocha (PSDB). Já o partido de Adriane Lopes (PP), com quatro parlamentares, será liderado pelo vereador Riverton Francisco de Souza, o professor Riverton (PP). O União Brasil, com uma bancada de três vereadores, será liderado pelo novato Fábio Rocha (União).
As bancadas menores, com apenas dois vereadores, terão novatos e veteranos nas lideranças. O MDB será liderado por Ademar Vieira Júnior, o Júnior Coringa. O ex-deputado Herculano Borges estará a frente do Republicanos. O Podemos terá o vereador Clodoison Pires como líder e o Avante será liderado por Wilson Lands.
Já os partidos com apenas um representante na Câmara serão líderes da própria legenda, como é o caso do PSB, com o vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão; o PDT com o vereador Marquinhos Trad; e o PSD como Otávio Trad.
Sem liderança - A única liderança ainda indefinida é a da prefeita Adriane Lopes. O cargo foi ocupado pelo vereador Beto Avelar (PP) na última legislatura, porém ele já sinalizou que não tem interesse em ser reconduzido à função de defender o Executivo Municipal.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.