Senadora tucana Mara Gabrilli deve ser confirmada como vice de Simone Tebet
Tasso Jereissati era cotado, mas acabou desistindo antes da convenção do MDB
A senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) deve ser confirmada candidata à vice-presidente ao lado da também senadora Simone Tebet (MDB-MS) na próxima quarta-feira (3), segundo publicação do jornal Estadão.
Desde que a pré-candidatura de Simone foi anunciada, no começo de junho passado, o nome do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) era dado como certo, mas, conforme foi chegando a data da convenção que confirmou a emedebista na corrida pelo comando do País a parceria passou a perder o fôlego.
Tanto que sufocou antes de se concretizar. A senadora sul-mato-grossense acabou por ser lançada sem vice na última quarta-feira (27). Gabrilli, que está no meio de seu mandato de oito anos no Senado, era entusiasta da candidatura do ex-governador de São Paulo, João Dória (PSDB-SP), para sucessão do presidente Jair Bolsonaro (PL), mas o tucano desistiu de se lançar.
Sem nome próprio o PSDB fechou aliança com o MDB há dois meses e o impasse entre as legendas no Rio Grande do Sul estava atrapalhando o fechamento da chapa que será a terceira via na disputa eleitoral pelo Palácio do Planalto.
O impasse, entretanto, foi sanado neste fim de semana quando o MDB gaúcho resolveu ceder à pressão do PSDB e recuar da candidatura própria para apoiar a reeleição do governado do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).
Inicialmente a exigência se estendia a Mato Grosso do Sul, mas não prosperou diante da resistência de André Puccinelli (MDB-MS) em retirar seu nome do páreo para o governo do Estado.