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Política

Tribunal de Contas da União dá aval para privatização de três aeroportos em MS

Ao todo, 14 aeroportos serão leiloados e União pretende arrecadar cerca de R$ 7,3 bilhões

Clayton Neves | 01/06/2022 15:33
Novo saguão do Aeroporto Internacional de Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)
Novo saguão do Aeroporto Internacional de Campo Grande. (Foto: Marcos Maluf)

Por unanimidade, ministros do TCU (Tribunal de Contas da União) aprovaram nesta quarta-feira (1°) que o Governo Federal privatize 14 aeroportos brasileiros, entre eles, três que ficam em Mato Grosso do Sul. Com os leilões, a União pretende arrecadar cerca de R$ 7,3 bilhões

Fachada também mudou, assim como a posição da entrada principal. (Foto: Marcos Maluf)
Fachada também mudou, assim como a posição da entrada principal. (Foto: Marcos Maluf)

No pacote, que será disponibilizado à iniciativa privada, estão os aeroportos de Corumbá, Ponta Porã e Campo Grande, este último, reformado com investimento de R$ 70 milhões. Entre as mudanças na unidade da Capital, estão a ampliação e modernização do terminal de passageiros, regularização da área de escape da pista de pouso e decolagem e adequação das pistas de táxi dos aviões e pátio de aeronaves.

Atualmente, os aeroportos são administrados pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). Agora, o Governo Federal corre contra o tempo para lançar edital e organizar o certame antes do período de impedimento eleitoral, em 15 de agosto.

Em seu parecer, o ministro relator do processo, Walton Alencar, apoiou o projeto de privatizações dos aeroportos e acolheu sugestão do ministro Vital do Rêgo e recomendou que o TCU faça auditorias nas unidades.

Depois da reforma, a capacidade do terminal de Campo Grande, até então na casa dos 2,5 milhões de passageiros por ano, passou para 4,5 milhões. Azul, Gol e Latam são as três companhias que atuam na cidade, com destinos a São Paulo, Guarulhos e Campinas (SP), Curitiba (PR), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Confins (MG).

Em 2021, foram leiloados 22 aeroportos, que geraram R$ 3,3 bilhões em outorgas ao governo federal e com investimentos privados de R$ 6,6 bilhões nos próximos 30 anos.

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