ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 15º

Política

Tribunal julga na segunda processo que pode cassar deputado

Rafael Tavares pode perder cargo por abuso de poder político; ação acusa PRTB de ter cometido fraude eleitoral

Ângela Kempfer | 09/02/2023 11:32
Rafael Tavares (PRTB) durante sessão da Assembleia Legislativa. (Foto: Wagner Guimarães/Assessoria)
Rafael Tavares (PRTB) durante sessão da Assembleia Legislativa. (Foto: Wagner Guimarães/Assessoria)

Proposto pelo candidato a deputado estadual Rhiad Abdulahad (União Brasil), derrotado na eleição passada, processo que tramita no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) pode cassar o mandato do deputado Rafael Tavares (PRTB). O julgamento está marcado para segunda-feira (13), às 17 horas.

A ação judicial, por abuso de poder político, acusa o PRTB de ter cometido fraude eleitoral na apresentação de candidaturas femininas falsas e fictícias, “com o objetivo de burlar os percentuais legais previstos na legislação eleitoral”.

Segundo os autores da ação, o partido de Rafael Tavares indicou duas candidatas “laranjas” (Camila Brandão e Sumaira Abrahão) que foram indeferidas pela Justiça Eleitoral. Uma das candidatas à deputada estadual teria sido, inclusive, contratada como cabo eleitoral do candidato a governador, Renan Contar (PRTB), o Capitão Contar.

Mesmo ciente das irregularidades, o partido de Rafael Tavares não substituiu as candidatas inelegíveis, infringindo a legislação eleitoral que determina percentual de 30% (trinta por cento) de mulheres.

Ainda de acordo com a denúncia, “o preenchimento fraudulento das reservas de gênero frustra o intuito da norma e, em lugar de promover a participação feminina, apenas reforça a exclusão da mulher da política, em prejuízo ao pluralismo da representatividade política, pressuposto para uma democracia plena”.

Nos siga no Google Notícias