ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 25º

Política

Tribunal Regional Eleitoral libera venda de bebida alcoólica nas eleições em MS

Desembargador enfatizou, em portaria, que essas restrições eram "generalizadas e sem justificativa"

Por Gustavo Bonotto e Fernanda Palheta | 05/10/2024 17:35
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Consumidor serve copo de cerveja em bar no Centro de Campo Grande. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)
Consumidor serve copo de cerveja em bar no Centro de Campo Grande. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) revogou, no fim da tarde deste sábado (5), todas as proibições ao comércio e também sobre o consumo de bebidas alcoólicas durante as eleições nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

A decisão que suspende a “Lei Seca” foi assinada pelo presidente do órgão, desembargador Carlos Eduardo Contar, que considerou a resolução no princípio da legalidade, afirmando que a venda e o consumo de bebidas não são considerados crimes e, portanto, não podem ser limitados por portarias administrativas.

Contar enfatizou que essas restrições eram generalizadas e sem justificativa. Ele também citou decisões anteriores do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que reforçam que não cabe a atos administrativos limitar condutas que não estão tipificadas como crime. Para o desembargador, isso se baseia na ideia de que a manutenção da ordem e segurança durante os pleitos eleitorais deve "[...] ser assegurada por forças de segurança e não por restrições generalizadas".

Além disso, a portaria busca "[...] assegurar os direitos fundamentais dos cidadãos durante o pleito, respeitando o direito de cada um de escolher participar do comércio e do consumo de bebidas alcoólicas".

Ontem, a Justiça Eleitoral havia decretado regras para o consumo de bebidas alcoólicas em 28 municípios, incluindo Campo Grande. A tradicional "Lei Seca" teria vigência a partir das 3h deste domingo (6).

O juiz auxiliar da vice-presidência e corregedoria do TRE, Olivar Augusto Roberti Coneglian afirmou ao Campo Grande News, na tarde de sexta-feira (4), que o tribunal decidiu não implementar uma regra estadual para a proibição de venda de bebidas alcoólicas no dia da eleição. “A maioria dos estados tem optado por não baixar a Lei Seca”, afirmou.

Contudo, ele destacou que, como se trata de eleições municipais, os juízes eleitorais locais teriam a autonomia de, eventualmente, adotar a medida em suas respectivas regiões, caso julguem necessário. “O juiz eleitoral da localidade, entendendo que é necessário, ele pode eventualmente vir baixar uma portaria antes da eleição. A princípio e pelo que nós temos de notícia, nas maiores cidades do Estado não tem Lei Seca”, disse.

E a partir das 16 horas você acompanha em tempo real a apuração das eleições 2024 neste link no Campo Grande News. Os números direto do TRE serão disponibilizados assim que as urnas forem abertas.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias