Vereadores votam hoje permissão para que pontes recebam cartazes contra suicídio
Projeto foi elaborado pelo vereador Otávio Trad (PSD) a pedido do GAV (Grupo Amor Vida)
Os vereadores votarão hoje (4) um projeto para mudar lei sancionada há 30 anos e permitir que cartazes com mensagens de combate ao suicídio sejam afixados em vias, ferrovias, viadutos, pontes, passarelas, rodovias federal e estadual, dentro do limite da Capital. Na pauta dos parlamentares estão também projetos para criar o Programa Vaga Zero em escolas e o Dia do Ginecologista.
O projeto de lei 803/22 foi apresentado pelo vereador Otávio Trad (PSD) a pedido do GAV (Grupo Amor Vida), que presta apoio emocional gratuitamente, por telefone, para evitar suicídios.
A ideia é que os cartazes ou faixas sejam colocados pelas entidades que atuam na área e contenham contatos de apoio às pessoas que estejam com pensamentos suicidas. O vereador argumenta que as faixas seriam algo a mais na prevenção e poderão atuar antes mesmo que as pessoas tentem cometer o suicídio.
O projeto destaca que, na contramão da tendência nacional, Mato Grosso do Sul apresentou aumento de 18% nos casos de suicídio, passando de 226 casos em 2019 para 267 no ano de 2020. No primeiro semestre de 2021, o estado teve redução. Foram 118 casos, sendo que no mesmo período do ano de 2020 foram 132.
O projeto de lei 10.427/21 para criação do Dia do Ginecologista Obstetra é do vereador Victor Rocha.
Vaga Zero - O projeto de lei 10.286/21 do vereador Valdir Gomes (PSD) cria programa para conceder vagas prioritariamente aos estudantes, cujas famílias estejam regularmente cadastradas no CadÚnico (Cadastro Único Para Programas Sociais do Município), prevendo vaga em instituição de ensino privada ao menor, quando faltar vagas em Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) ou escola pública do município.
Ajuda - O GAV presta serviço gratuito de apoio emocional a pessoas em crise pelo telefone 0800 750 5554. Ligue sempre que precisar! O horário de funcionamento é das 7h às 23h, inclusive, sábados, domingos e feriados.