ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, TERÇA  03    CAMPO GRANDE 25º

Reportagens Especiais

Imprudência no trânsito de MS ceifou vidas e acabou com sonhos de famílias

Ano foi marcado por morte de crianças e até de quem estava a caminho para o primeiro dia de trabalho

Izabela Cavalcanti | 28/12/2022 08:41
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Mulher morreu em acidente quando seguia para o primeiro dia de trabalho (Foto: Marcos Maluf)
Mulher morreu em acidente quando seguia para o primeiro dia de trabalho (Foto: Marcos Maluf)

Em um piscar de olhos, os sonhos e os planos para o futuro se fecham, e o que resta é apenas saudade para os que ficam. Em 2022, a imprudência e desatenção no trânsito de Mato Grosso do Sul mataram 48 pessoas, só na BR-163, considerada a mais perigosa do Estado, média de quase 5 vidas perdidas ao mês

Mas o descuido dentro das cidades também não poupou tragédias. Uma viagem ou uma simples ida à padaria de carro pode ser o responsável pelo fechamento de ciclos.  Maria Lúcia Ricardo Diniz, de 54 anos, que estava de bicicleta, morreu a caminho do primeiro dia de trabalho. O acidente aconteceu no dia 9 de dezembro, na Avenida Cônsul Assaf Trad, na região do Parque Novos Estados, em frente ao Shopping Bosque dos Ipês.

Foram quatro veículos envolvidos, uma bicicleta, um Volkswagen Gol, um Volkswagen Kombi e uma Honda Fan 160. Câmera de segurança mostra todos seguindo o mesmo sentido, quando o Gol para, uma motocicleta bate na traseira dele e na sequência é possível notar o momento que a Kombi surge e parece passar por cima de alguma coisa.

Na época, o irmão da vítima, que não quis se identificar, disse que Maria havia conseguido emprego numa loja de móveis como auxiliar de limpeza.

Situação do Mini Cooper após atropelar três pessoas, em São Gabriel do Oeste (Foto: Sidney Assis)
Situação do Mini Cooper após atropelar três pessoas, em São Gabriel do Oeste (Foto: Sidney Assis)

Outro caso surpreendente, no dia 4 de setembro, foi de três jovens que voltavam de São Gabriel do Oeste, da famosa Festa Fantasy. Um morreu na hora e outros dois ficaram feridos, em frente ao Parque de Exposições Balduino Maffissoni.

As vítimas saíam do evento, quando foram atingidas por um Mini Cooper, dirigido por um morador de Campo Grande, de 28 anos.

José Victor de Quadros Bom, de 21 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. José Antônio Borges Maria, de 27 anos, foi encaminhado em estado grave para a Santa Casa de Campo Grande e Talita Aparecida de Almeida Bialta, de 22 anos, ficou com ferimentos menos graves e seguiu estável para o hospital de São Gabriel.

A informação é de que o motorista do carro fazia manobras perigosas e em alta velocidade no local, quando atropelou as três pessoas.

Veículo ficou destruído após capotar sete vezes (Foto: Divulgação/ PM-MS)
Veículo ficou destruído após capotar sete vezes (Foto: Divulgação/ PM-MS)

Em 15 de novembro, seis pessoas, entre elas uma criança de 10 anos e um bebê de 8 meses, que estavam em um Volkswagen Fox, sofreram acidente. O caso ocorreu na estrada vicinal conhecida como "linha do gasoduto Bolívia-Brasil", no assentamento Tamarineiro 2, em Corumbá.

No acidente, duas mulheres, identificada como Jonir e Kelly, de 63 e 40 anos, respectivamente, morreram.

Conforme as informações do DPN News, na época, o veículo capotou cerca de sete vezes e os seis ocupantes foram arremessados. Depois disso, uma pessoa passou pelo local e pegou a criança e o bebê para levar até uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Carro bate de frente com caminhão de combustível; família inteira morre (Foto: Paulo Francis)
Carro bate de frente com caminhão de combustível; família inteira morre (Foto: Paulo Francis)

No dia 29 de agosto, uma família retornava de Corumbá para Campo Grande, quando um acidente frontal fez com que os dias vividos fossem por água abaixo.

José Cespedes Vargas, de 44 anos; a esposa Paula Alessandra Moresco Vargas, de 40 anos; e o filho do casal José Bento Vargas, de 3 anos, morreram. A família estava em um HB20 e bateu de frente com um caminhão-tanque na BR-262, entre Terenos e Campo Grande.

Na época, o delegado Antenor Batista, informou que a suspeita era de que o condutor teria tentado uma ultrapassagem indevida. A equipe de reportagem do Campo Grande News tentou contato para saber sobre a conclusão do inquérito, mas não teve retorno.

A parte frontal do veículo ficou totalmente destruída. As vítimas ficaram presas nas ferragens e os corpos só foram resgatados três horas depois.

A cadeirinha infantil ficou intacta. Essa situação reforça a versão de testemunhas que, no dia, informaram que viram o menino em pé entre os bancos dos pais, minutos antes do acidente.

Frente do carro ficou destruída após bater em árvore (Foto: Divulgação/Direto das Ruas)
Frente do carro ficou destruída após bater em árvore (Foto: Divulgação/Direto das Ruas)

No dia 29 de novembro, uma adolescente de 16 anos morreu, após o condutor de um Volkswagen Gol perder o controle da direção. Outras quatro pessoas também estavam no veículo. O acidente aconteceu na Avenida Toros Puxian, no Bairro Rita Vieira.

A adolescente era uma das passageiras do carro e morreu antes do socorro chegar. Conforme apurado, uma outra jovem, que estava no banco ao lado do motorista, puxou o volante durante uma “brincadeira” e fez com que o condutor perdesse o controle. Com isso, o rapaz bateu com o carro em uma árvore. Dentro do veículo, a polícia encontrou um combo de bebidas com garrafas de vodka, suco e energético.

Uma das vítimas, um rapaz de 23 anos, estava evadido do sistema prisional e foi recapturado. Única pessoa que não se feriu foi um rapaz de 18 anos.

Carro ficou totalmente destruído em acidente (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
Carro ficou totalmente destruído em acidente (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

No dia 15 de dezembro, o médico Carlos Eduardo Pereira de Carvalho, de 27 anos, foi vítima de acidente de trânsito, na BR-262, perto do assentamento São Gabriel, em Corumbá. Ele foi encontrado morto e preso nas ferragens.

A informação inicial foi de que ele teria saído da pista e batido em uma árvore. Com o impacto, o carro ficou totalmente destruído. O corpo da vítima sofreu múltiplas fraturas.

Segundo apurado pelo site Diário Corumbaense, ele iria até a cidade corumbaense para a festa de aniversário do irmão caçula. Carlos trabalhava em Nioaque.

Dados -  De acordo com dados do Bptran (Batalhão de Trânsito de Campo Grande), com base no Cadg, de janeiro a novembro, foram 3.599 acidentes com vítimas; 7.419 de acidentes sem vítimas; e de janeiro a 19 de dezembro foram 75 acidentes com mortes.

Em relação à BR-163, segundo dados da CCR MSVia, de janeiro a novembro foram 1.388 acidentes. Destes, 835 com vítimas feridas, e 48 mortes.

Acidentes na BR-163, de janeiro a novembro de 2022, especificado por ferimentos e mortes (Arte: Lennon Almeida)
Acidentes na BR-163, de janeiro a novembro de 2022, especificado por ferimentos e mortes (Arte: Lennon Almeida)

* Matéria atualizada às 10h para acréscimo de informações

Nos siga no Google Notícias