Motorista que acompanha e faz parte da história do Campo Grande News
Se no meio do caminho tinha uma pauta, os motoristas do Campo Grande News já pararam ou avisaram a redação. É assim todos os dias com a dupla Simão Nogueira e Pedro Peralta, que transportam pela cidade repórteres e fotógrafos em busca das matérias publicadas no portal.
Primeiro a ser contratado, Simão Nogueira, 61 anos, iniciou sua história com o jornalismo online em dezembro de 2002. A indicação para o cargo foi da jornalista Maristela Brunetto, com quem já havia trabalhado na TV Campo Grande e ocorreu um dia após seu aniversário. “Quem ganhou o presente foi à notícia”, relembra Maristela.
Já no caso de Pedro Peralta, 44 anos, houve a intervenção da esposa ao enviar currículo do profissional que, até maio de 2011, só conhecia mesmo o Campo Grande News do outdoor na Avenida Afonso Pena. A experiência, que passou da adquirida com entregas para a agilidade da notícia, veio com o tempo e, de certa forma, também pela convivência com o colega de profissão.
Simão é também considerado referência entre os jornalistas que passaram pela redação. É o caso de Danúbia Burema, que lembra com carinho das orientações dele até sobre quem entrevistar e Jacqueline Lopes por sua parceria em uma área de conflito entre indígenas e produtores rurais, alguns anos atrás, no município de Japorã. “Sair com ele para fazer matéria é certeza que vai dar certo”, ressalta Jacqueline.
A editora do Lado B, Ângela Kempfer, já retratou um pouco dos ensinamentos do ranzinza Simão, que colabora no ensino de novatos a lidar com os desafios da reportagem.
E, nessa convivência, o olhar atento dos “motoristas jornalistas” rende também pautas desde a falta de cuidado para entrega de documentos no Centro de Especialidades Médicas a intervenções que salvaram a vida de uma jovem em um viaduto na Capital.
“Tudo na vida é aprendizado e o Campo Grande News é uma escola. Não há monotonia”, resume Pedro, que equilibra os horários flexíveis do trabalho aos momentos com a esposa e os três filhos.
Simão, por sua vez, faz até do trajeto de ônibus de sua casa no Aero Rancho a sede do portal, no Jardim dos Estados, um exercício de observação para o que é notícia, como o aumento nos postos de combustíveis. O celular também não para com sugestões de amigos, aos quais atende mesmo com número privado “por não dever nada pra ninguém”.
Por fim, esses importantes profissionais não pensam em parar tão cedo e já estão prontos para ir para a rua, onde a notícia realmente acontece.