Família de idoso de 90 anos reclama de demora para conseguir vaga em hospital
A família do idoso Joaquim Menezes de Oliveira, 90 anos, procurou o Campo Grande News nesta segunda-feira (14) para relatar a demora em conseguir uma vaga em hospitais públicos da Capital. O pai da dona de casa Juraci Menezes de Olveira, 42, passou mal no domingo (13) e precisou ser levado ao Posto de Saúde do bairro Tiradentes, onde aguarda transferência até o momento.
“Há 20 dias ele teve um AVC. Ontem ele passou mal e o levamos para o posto do Tiradentes. Meu pai está tomando soro e antibiótico porque tem pneumonia. Mas não está em um local adequado, que é um hospital. Quando vou perguntar sobre a transferência dele, os funcionários me falam que não têm vagas”, contou.
Para Juraci, a situação é ainda pior por causa idade. “Ele tem 90 anos, está se alimentando por sonda e a família está se revesando no cuidado. Estou passando por um 'perrengue' aqui. Esse atendimento não é adequado por ser um posto de saúde”, afirmou. “Aqui não tem assistente social para dar informação, não tem nada”, reclamou.
Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que o paciente foi atendido no Posto de Saúde do Tiradentes às 4h22 de ontem (13) e está de repouso. Conforme a assessoria, o estado de saúde dele é estável. Joaquim é medicado e monitorado enquanto aguarda vagas.
Nesses casos, explicou a assessoria, a preferência é de acordo com a emergência da situação e não com a idade do paciente. O estado de repouso pode durar até 72 horas.