O impacto do sedentarismo e a importância da atividade física
Você sabia que com o surgimento de novas profissões que exigem longas horas em frente ao computador, como desenvolvedores e analistas, a vida sedentária se tornou uma preocupação crescente. A falta de movimento está relacionada a problemas de saúde, como obesidade e doenças cardíacas, além de afetar o bem-estar mental. Para equilibrar essa realidade, é fundamental que esses profissionais incorporem a atividade física em sua rotina diária.
Nossa dica de hoje é: Procure soluções práticas que incluam a realização de pausas para alongamentos, caminhadas curtas e a utilização de mesas ajustáveis para alternar entre posições sentadas e em pé. Além disso, atividades extracurriculares, como Esportes, Pilates, Yoga, dança, entre outras, podem ajudar a combater os efeitos do sedentarismo. Priorizar o movimento é essencial para melhorar a saúde física e mental, aumentando a produtividade e a satisfação no trabalho.
(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 20 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. FORMAÇÃO em Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural, Ventosa Terapia, Terapia Floral, Método ProCURE, Formação em Análise Corporal e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde. Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.