Os impactos das lesões nas articulações distais
Você sabia que as lesões nas articulações distais podem causar impactos significativos nas articulações proximais do corpo? As estruturas do sistema musculoesquelético estão interligadas e trabalham em conjunto para manter a funcionalidade adequada. Por exemplo, lesões nos tornozelos ou joelhos podem resultar em compensações inadequadas ao caminhar ou ao realizar atividades diárias, o que, por sua vez, pode sobrecarregar as articulações dos quadris e da coluna vertebral.
Nossa dica de hoje é: Para melhorar essa situação e minimizar o impacto das lesões nas articulações proximais, é indicado procurar o apoio profissional capacitado para solucionar esse incômodo; realizar um programa de exercícios adequados ao caso; desenvolver mudanças nos padrões de movimento inadequados; desenvolver consciência corporal referente à aquisição de uma reorganização da funcionalidade desses membros.
Seguir essas dicas pode ser fundamental para melhorar a condição das articulações proximais afetadas por lesões nas articulações distais. Lembrando sempre que, caso persistam os sintomas, procure um profissional capacitado para a auxiliar nesse processo.
(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 20 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. FORMAÇÃO em Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural, Ventosa Terapia, Terapia Floral, Método ProCURE, Formação em Análise Corporal e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde. Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.