"Android 9 Pie" promete economia de bateria e inteligência artificial de ponta
O Android 9 Pie - pie que significa “torta” em português -, começou a ser atualizado nas versões beta do sistema operacional pelo mundo e, segundo a Google tem dois focos principais: maior duração da bateria e sofisticadas implementações de inteligência artificial.
Donos de smartphones da linha Pixel, criada pelo próprio Google, também podem instalar o sistema a partir de agora. Com o passar do tempo, a atualização deve aparecer em modelos de outras marcas.
O Google anunciou que o Android 9 Pie é “personalizado” para o usuário, devido à inteligência artificial que compreende os hábitos de uso do telefone. O sistema aprende em que momentos o usuário ajusta o brilho do display, por exemplo, e passa a fazer isso conforme o comportamento do dono – sem necessidade de intervenção.
O recurso é chamado de brilho adaptativo. Já a bateria adaptativa entende quais aplicativos são os mais usados e passa a liberar mais energia para eles, enquanto os demais ficam numa espécie de modo econômico.
O sistema traz um novo sistema de navegação por gestos. Usuários vão perceber que os telefones com a tecnologia mostram uma diminuta barra de rolagem horizontal onde costumavam ficar os botões de voltar, home e multitarefa. O recurso lembra o diferenciado iOS que a Apple utiliza no iPhone X.
As chamadas App Actions (ações de app, em tradução livre) prevê o que será feito em seguida e mostra a opção diretamente no celular. O Google cita o seguinte exemplo: "Digamos que seja terça-feira de manhã e você está se preparando para o transporte. Serão sugeridas ações como o mapa até o trabalho pelo Google Maps ou a retomada de um audiolivro na Google Play Livros. Quando você colocar os fones de ouvido depois do trabalho, verá opções para ligar para a sua mãe ou iniciar sua playlist preferida no Spotify.”
De acordo com o Google, a atualização automática chegará a todos os dispositivos que participaram do programa beta e que são fabricados por Sony, Xiaomi, HMD Global, Oppo, Vivo, OnePlus e Essential, bem como alguns integrantes do programa Android One.
No Brasil, a expectativa é de que por ora somente o Xperia XZ2 receba o update, conforme o Techtudo. Dentre as promessas que não chegaram à edição mais recente do Android Pie estão funcionalidades de bem-estar digital.
O Google divulgou o desenvolvimento de um painel de controle que mostra quanto tempo o usuário passa no celular; a ferramenta de limitar este tempo; e a iluminação noturna que deixa a tela cinza na hora de dormir.
A empresa alega que a tecnologia “será lançada oficialmente para telefones Pixel no próximo trimestre, chegando para Android One e outros dispositivos no final deste ano.”